Avaliação em Contextos de Aconselhamento Vocacional

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02017900
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

Os métodos expositivos e os métodos ativos, nomeadamente o trabalho de pesquisa individual e o trabalho de grupo, serão as metodologias de ensino privilegiadas nesta unidade. Atendendo à natureza dos temas abordados os diversos materiais estandardizados e informais de testing, com aplicação no aconselhamento de carreira, serão extensivamente usados. Recorrendo ao método de ensino cooperativo o estudante é convidado a aplicar, cotar e interpretar os resultados provenientes de distintos procedimentos de avaliação (entrevistas, testes, inventários, exercícios de autorresposta).

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade aborda os princípios e as práticas principais de um dos componentes fundamentais da atividade de aconselhamento de carreira.

Aquisição de competências teóricas: 1) contribuir para um conhecimento aprofundado e uma visão crítica da problemática ligada à avaliação psicológica no contexto do desenvolvimento de carreira; 2) suscitar a reflexão sobre o quê e o para quê da avaliação de carreira; 3) desenvolver os conhecimentos dos estudantes sobre os fundamentos teóricos em que assentam as principais estratégias e técnicas de avaliação de carreira.

Aquisição de competências práticas: 1) planificar e executar um programa integrado de avaliação de carreira; 2) selecionar e usar procedimentos de avaliação psicológica tipicamente usados na avaliação de carreira; 3) aplicar, cotar e interpretar instrumentos; 4) organizar, transmitir e inserir a informação recolhida no processo de aconselhamento.

Estágio(s)

Não

Programa

Parte 1: Introdução à Avaliação da Carreira:
1.  O papel da avaliação no domínio da intervenção de carreira – perspetiva histórica
2.  Modelos do processo de avaliação de carreira
3.  A integração da avaliação no processo de aconselhamento de carreira

Parte 2: Domínios da avaliação da carreira
4.  A entrevista de admissão/triagem: Entrevistas estruturadas para obter informação sobre os clientes
5.  Procedimentos estandardizados (testes e inventários)
6.  Procedimentos informais e de avaliação qualitativa

Parte 3: Avaliação de carreira computorizada e na Internet
7.  Avaliação computorizada: Exemplos, potencialidades e limites
8.  Avaliação na Internet: Aplicação da avaliação Online na testagem psicológica, na avaliação e na exploração da carreira.

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Tomás Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
: a) um trabalho de síntese (onde se incluí o trabalho de projeto em grupo e apresentação oral do mesmo) – avaliação tipo portefólio; b) um exame final: 100.0%

Bibliografia

Athanasou, J. A. & Esbroeck, R. Van (2008) (eds.) International Handbook of Career Guidance. Springer Science + Business Media B.V.

Brown, D. (2012). Career Information, Career Counseling, and Career Development. Boston: Pearson.

Gysbers, N. C., Heppner, M. J. & Johnston, J. A. (2009). Career counseling: Contexts, processes, and techniques. Alexandria, VA: ACA.

Leitão, L. M. (2004). Avaliação psicológica em orientação escolar e profissional. Quarteto: Coimbra.

Spokane, A. R. (1991). Career intervention. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.

Zunker, E. (2005). Using assessment results for career development. Wadsworth

Taveira, M. C. & Silva, J. T. (2011). Psicologia vocacional: Perspetivas para a intervenção. Coimbra: IUC.

Watkins, C. E. & Campbell (2000). Testing and assessment in counseling practice. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

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