Modelos de Aconselhamento e Sistemas de Desenvolvimento
4
2019-2020
02017896
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio dos conteúdos e princípios apresentados nas unidades de Ética, Deontologia e Relações Profissionais; domínio das línguas portuguesa e inglesa. Avaliação Psicológica;
Métodos de Ensino
Exposições orais e discussões em duas fases distintas:
Inicialmente, pela equipa docente, serão apresentados conteúdos que remontam ao saber de base considerado suporte ao desenvolvimento das aprendizagens previstas para esta unidade e, de seguida, caberá aos estudantes a preparação de apresentações indicadas pelos docentes para trabalhar em situação de aula com a convocação de todos para a apropriação pessoal do saber.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a visão ecossistémica do desenvolvimento humano. Reconhecer processos de transição e de mudança ao longo do desenvolvimento.
Dominar os conceitos base dos Modelos apresentados (Cognitivo; Cognitivo Comportamental, Sistémico; Psicodinâmico; de C. Rogers; de Adler; da Gestalt; da Realidade; Existencialista; Feminista).
Reconhecer distinções e pontos de contacto entre os Modelos e perspetivas teóricas de suporte a cada Modelo.
Reconhecer a importância da visão multicultural para a compreensão das questões humanas.
Perspetivar o aconselhamento psicológico atendendo às condicionantes culturais, históricas e políticas de cada caso.
Dominar as técnicas de investigação em Consulta Psicológica.
Articular os processos de Avaliação Psicológica com os Processos de Consulta Psicológica.
Aplicar estratégias de Consulta Psicológica e Psicoterapia no contexto do desenvolvimento humano.
Selecionar estratégias de abordagem psicológica em situações limite ou de crise.
Estágio(s)
NãoPrograma
I.Sistemas de desenvolvimento - Transições e Mudança.
II. Modelos de Aconselhamento e de Desenvolvimento Humano - modelos ecossistémicos:
Modelos clínicos clássicos (Comportamental, Cognitivo Comportamental; Sistémico; Psicodinâmico)
Modelos de autor (Rogers - Centrado na Pessoa; Adler - Psicoterapia individual; Glasser - Terapia da Realidade)
Modelo Gestalt; Modelo Existencialista; Modelo Feminista.
III. Questões ligadas às condicionantes multiculturais, religiosas, socio políticas da intervenção psicológica e na relação de apoio psicológico. Limitações e Discussões éticas de acordo com cada situação.
IV. Investigação fundamental e aplicada em Consulta Psicológica.
V. Avaliação Psicológica vs. Consulta Psicológica.
VI. Estratégias de intervenção nos sistemas de desenvolvimento humano:
- modelos;
- técnicas;
- instrumentos.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Bronfrenbrenner, U. (1981). The Ecology of Human Development: Experiments by Nature and Design. Boston, MA: Harvard University Press.
Corey, G. (2017). Theory and practice of counseling and psychotherapy, 10th ed. Boston, Ma: Cengage Learning.
Corey, G. (2013). Case approach to counseling and psychotherapy. Belmont, CA: Brooks/Cole.
Corey, G. (2009). The art of integrative counseling. Belmont, CA: Brooks/Cole.
Ford, D. H., & Lerner, R. M. (1992). Developmental systems theory: An integrative approach. Newbury Park, CA: Sage.
Vondracek, F. W., & Corneal, S. (1995). Strategies for resolving individual and family problems. Monterey, CA: Brooks/Cole.
Watkins, Jr., C. E. (1991). Research in Counseling. Hillsdale, NJ: Erlbaum.
Watkins, Jr., C. E., & Campbell, L. C. (Eds.) (1990). Testing in Counseling Practice. Hillsdale, NJ: Erlbaum.