Modelos de Aconselhamento e Sistemas de Desenvolvimento

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02017896
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio dos conteúdos e princípios apresentados nas unidades de Ética, Deontologia e Relações Profissionais; domínio das línguas portuguesa e inglesa. Avaliação Psicológica;

Métodos de Ensino

Exposições orais e discussões em duas fases distintas:

Inicialmente, pela equipa docente, serão apresentados conteúdos que remontam ao saber de base considerado suporte ao desenvolvimento das aprendizagens previstas para esta unidade e, de seguida, caberá aos estudantes a preparação de apresentações indicadas pelos docentes para trabalhar em situação de aula com a convocação de todos para a apropriação pessoal do saber.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a visão ecossistémica do desenvolvimento humano. Reconhecer processos de transição e de mudança ao longo do desenvolvimento.

Dominar os conceitos base dos Modelos apresentados (Cognitivo; Cognitivo Comportamental, Sistémico; Psicodinâmico; de C. Rogers; de Adler; da Gestalt; da Realidade; Existencialista; Feminista).

Reconhecer distinções e pontos de contacto entre os Modelos e perspetivas teóricas de suporte a cada Modelo.

Reconhecer a importância da visão multicultural para a compreensão das questões humanas.

Perspetivar o aconselhamento psicológico atendendo às condicionantes culturais, históricas e políticas de cada caso.

Dominar as técnicas de investigação em Consulta Psicológica.

Articular os processos de Avaliação Psicológica com os Processos de Consulta Psicológica.

Aplicar estratégias de Consulta Psicológica e Psicoterapia no contexto do desenvolvimento humano.

Selecionar estratégias de abordagem psicológica em situações limite ou de crise.

Estágio(s)

Não

Programa

I.Sistemas de desenvolvimento - Transições e Mudança.

II. Modelos de Aconselhamento e de Desenvolvimento Humano - modelos ecossistémicos:

Modelos clínicos clássicos (Comportamental, Cognitivo Comportamental; Sistémico; Psicodinâmico)

Modelos de autor (Rogers - Centrado na Pessoa; Adler - Psicoterapia individual; Glasser - Terapia da Realidade)

Modelo Gestalt; Modelo Existencialista; Modelo Feminista.

III. Questões ligadas às condicionantes multiculturais, religiosas, socio políticas da intervenção psicológica e na relação de apoio psicológico. Limitações e Discussões éticas de acordo com cada situação.

IV. Investigação fundamental e aplicada em Consulta Psicológica.

V. Avaliação Psicológica vs. Consulta Psicológica.

VI. Estratégias de intervenção nos sistemas de desenvolvimento humano:

- modelos;

- técnicas;

- instrumentos.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Bronfrenbrenner, U. (1981). The Ecology of Human Development: Experiments by Nature and Design. Boston, MA: Harvard University Press.

Corey, G. (2017). Theory and practice of counseling and psychotherapy, 10th ed. Boston, Ma: Cengage Learning.

Corey, G. (2013). Case approach to counseling and psychotherapy. Belmont, CA: Brooks/Cole.

Corey, G. (2009). The art of integrative counseling. Belmont, CA: Brooks/Cole.

Ford, D. H., & Lerner, R. M. (1992). Developmental systems theory: An integrative approach. Newbury Park, CA: Sage.

Vondracek, F. W., & Corneal, S. (1995). Strategies for resolving individual and family problems. Monterey, CA: Brooks/Cole.

Watkins, Jr., C. E. (1991). Research in Counseling. Hillsdale, NJ: Erlbaum.

Watkins, Jr., C. E., & Campbell, L. C. (Eds.) (1990). Testing in Counseling Practice. Hillsdale, NJ: Erlbaum.