Intervenção Psicológica no Desenvolvimento de Recursos Humanos
4
2019-2020
02017885
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia das Organizações
Fundamentos de Psicologia dos Recursos Humanos
Avaliação Psicológica em Gestão de Recursos Humanos
Métodos de Ensino
Exposições. Debates. Actividades individuais e em grupo (e.g., estudo de casos, análise/discussão de textos, simulações, exercícios com base em instrumentos).
Resultados de Aprendizagem
Formação e Desenvolvimento (FD), Desenvolvimento de Quadros/Chefias (DQ) e Desenvolvimento de Carreira (DC), três dos principais tópicos do DRH, são o foco da unidade curricular. No final,os alunos deverão ser capazes de:
Reconhecer/discutir o conceito de DRH e identificar seus níveis de análise;reconhecer vantagens da dotação estratégica do DRH
Confrontar concepções,objetivos e tipos de FD, caraterizar o sistema de formação,relacionar os seus subsistemas,identificar/usar métodos,técnicas e instrumentos de análise de necessidades,planeamento,desenvolvimento,implementação e avaliação da formação
Discutir diferentes abordagens ao DQ,identificar/saber utilizar métodos,técnicas e instrumentos de DQ
Distinguir as perspectivas individual/organizacional do DC, identificar tipos de carreiras, explicar como articular necessidades organizacionais/individuais e identificar/analisar modelos/práticas de DC; discutir o papel atual/futuro do sistema de gestão de carreiras num contexto de diversidade
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Fundamentos do Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH)
Conceito de DRH e níveis de análise
DRH como campo de intervenção:origens,finalidades e contextos de aplicação
Natureza estratégica do DRH e sua relação com o desenvolvimento/desempenho individual, grupal e organizacional
2.Formação e desenvolvimento de RH
Do sistema de formação ao processo e seus atores
Da análise de necessidades à avaliação da formação:análise de necessidades, design, desenvolvimento, implementação e avaliação
Questões sobre a transferência da formação
3.Desenvolvimento de Quadros/Chefias (DQ)
Natureza,objetivos,práticas e implicações do DQ
4.Desenvolvimento de carreira (DC) e gestão de carreiras
Perspectivas acerca da carreira:balanceamento entre necessidades individuais e organizacionais
A natureza dinâmica das carreiras e a evolução das relações de trabalho:carreira proteana e sistemas de gestão de carreira nas organizações
Diversidade/internacionalização das carreiras
Práticas de gestão de carreira
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Renato Martins Ribeiro Silva Lourenço
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 40.0%
Definição, Concepção e Execução de Sessão de Formação: 60.0%
Bibliografia
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