Intervenção Psicológica no Desenvolvimento de Recursos Humanos

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02017885
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia das Organizações

Fundamentos de Psicologia dos Recursos Humanos

Avaliação Psicológica em Gestão de Recursos Humanos

Métodos de Ensino

Exposições. Debates. Actividades individuais e em grupo (e.g., estudo de casos, análise/discussão de textos, simulações, exercícios com base em instrumentos).

Resultados de Aprendizagem

Formação e Desenvolvimento (FD), Desenvolvimento de Quadros/Chefias (DQ) e Desenvolvimento de Carreira (DC), três dos principais tópicos do DRH, são o foco da unidade curricular. No final,os alunos deverão ser capazes de:

Reconhecer/discutir o conceito de DRH e identificar seus níveis de análise;reconhecer vantagens da dotação estratégica do DRH

Confrontar concepções,objetivos e tipos de FD, caraterizar o sistema de formação,relacionar os seus subsistemas,identificar/usar métodos,técnicas e instrumentos de análise de necessidades,planeamento,desenvolvimento,implementação e avaliação da formação

Discutir diferentes abordagens ao DQ,identificar/saber utilizar métodos,técnicas e instrumentos de DQ

Distinguir as perspectivas individual/organizacional do DC, identificar tipos de carreiras, explicar como articular necessidades organizacionais/individuais e identificar/analisar modelos/práticas de DC; discutir o papel atual/futuro do sistema de gestão de carreiras num contexto de diversidade

Estágio(s)

Não

Programa

1.Fundamentos do Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH)

Conceito de DRH e níveis de análise

DRH como campo de intervenção:origens,finalidades e contextos de aplicação

Natureza estratégica do DRH e sua relação com o desenvolvimento/desempenho individual, grupal e organizacional

2.Formação e desenvolvimento de RH

Do sistema de formação ao processo e seus atores

Da análise de necessidades à avaliação da formação:análise de necessidades, design, desenvolvimento, implementação e avaliação

Questões sobre a transferência da formação

3.Desenvolvimento de Quadros/Chefias (DQ)

Natureza,objetivos,práticas e implicações do DQ

4.Desenvolvimento de carreira (DC) e gestão de carreiras

Perspectivas acerca da carreira:balanceamento entre necessidades individuais e organizacionais

A natureza dinâmica das carreiras e a evolução das relações de trabalho:carreira proteana e sistemas de gestão de carreira nas organizações

Diversidade/internacionalização das carreiras

Práticas de gestão de carreira

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Martins Ribeiro Silva Lourenço

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 40.0%
Definição, Concepção e Execução de Sessão de Formação: 60.0%

Bibliografia

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