Intervenção nas Organizações: Mudança e Desenvolvimento Organizacional

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
02017879
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos conhecimentos específicos para a realização da presente unidade curricular. Recomendam-se, no entanto, alguns conhecimentos da área da Psicologia das Organizações.

Métodos de Ensino

Em articulação com os objectivos definidos para esta disciplina e com o sistema de avaliação em curso, utilizar-se-ão métodos de ensino centrados nos discentes e que exigem de todos uma atitude de grande envolvimento e participação. Assim, terão lugar trabalhos individuais e de grupo, sessões de role-play, apresentações em sala de aula, discussões e reflexões em pequenos e grandes grupos. Estão planeadas sessões com convidados e visitas de estudo, visando uma maior aproximação à intervenção e mudança nas organizações em questões relacionadas com as temáticas estudadas.

Resultados de Aprendizagem

Principais objetivos:

- Identificar os diferentes tipos de mudança organizacional.

- Identificar diferentes variáveis determinantes do processo de mudança nas organizações e discutir o seu impacto naquele processo.

- Indicar fatores associados com a resistência à mudança.

- Reconhecer, explicar e discutir criticamente abordagens, métodos e técnicas relativos à mudança e ao desenvolvimento organizacional.

Esta unidade curricular dedica-se à aprendizagem de teorias tecnológicas e competências de intervenção, na área disciplinar da Psicologia do Trabalho. Oferece know-how em matéria de intervenções no campo da psicologia do trabalho, bem como uma visão geral de abordagens de intervenção relacionadas com a definição, funcionamento e mudança das organizações.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Mudança Organizacional: conceito; tipos, abordagens e modelos sobre a Mudança; agentes e alvos da Mudança, forças impulsoras e de resistência à mudança.

2.A Resistência à Mudança: causas, tipos de resistência à mudança; Métodos e técnicas de gestão da resistência à mudança.

3.A Gestão da Mudança: modelos de mudança planeada; técnicas de Gestão da Mudança: Excelência e Outsourcing, Empowerment & TQM; Downsizing e Reengenharia, Benchmarkin, Jus-in-Time e Lean Production.

4.Mudança e Desenvolvimento organizacional: Campo, definições, valores, diferentes tipos de Intervenções e Investigação em DO.

5.Avaliar a Mudança e o DO: programas de avaliação organizacional; critérios e aspectos a considerar na avaliação da Mudança Organizacional: etapas.

6.Organizational change: multiculturalism and global thinking (including the capacity to interact with other cultural frameworks, manage local realities considering global trends, and work in international contexts).

Docente(s) responsável(eis)

Carla Maria Santos Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de grupo sobre um tema do programa que deverá ser estruturado sob a forma de artigo e apresentado numa aula com recurso ao Powerpoint ou outros programas: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

Abudi, G. (2017). Implementing positive organizational change: A strategic project management approach. USA

Anderson, D. L. (2017). Organizational development: the process of leading organizational change. 4th Edition. Sage

Burke, W. (2014). Organizational Change: Theory and practice. Teachers College, Columbia University, 4th Edition. SAGE

Cameron, E. & Green, M. (2015). Making sense of change management: A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change.4th Edition. USA: Kogan Page

Cawsey, T., Deszca, G., & Ingols, C. (2016). Organizational Change: An action-oriented toolkit. USA: Sage Publication

 

Cummings, T., & Worley, C. (2015). Organizational Development and change. 10th Edition.  Stamford: USA: Cengage Learning

Kotter, J. (2011). Harvard business review’s 10 must reads on change management. USA: Harvard Business School Publishing Corporation

Noumair, D., & Shani, A. (2016). (Ed.). Research in Organizational Change and Development. Volume 24. Emerald