Psicologia do Desenvolvimento II: Adulto e Idoso

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01008944
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia do Desenvolvimento I- Criança e Adolescente

Métodos de Ensino

- Método expositivo/argumentativo, com suporte de projecção de material visual;

- Recurso a documentos filmados;

- Trabalho de grupo;

- Trabalho de investigação/campo

- Discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

Esta Unidade tem por finalidade abordar e aprofundar as seguintes temáticas principais:

-Início da Idade Adulta: a emergência do Adulto Emergente.

-Adulto e Idoso: estabilidade ou mudança?

-Idade Adulta: um período de Sabedoria?

-Envelhecimento bem-sucedido: que modelos?

 

Quanto aos resultados de aprendizagem, no final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

-Fundamentar a perspectiva que faz da idade adulta e da velhice objecto de estudo entre os capítulos da Psicologia do Desenvolvimento.

-Identificar, numa perspectiva multidimensional, as principais transformações ou mudanças que ocorrem na idade adulta e velhice.

-Caracterizar as principais conceptualizações de sabedoria, relacionando-as com o adulto e o idoso.

-Compreender e distinguir os modelos mais significativos sobre o envelhecimento bem-sucedido e espiritualidade.

- Conhecer as principais questões de investigação actuais sobre as temáticas abordadas.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução: Desenvolvimento Humano e perspectiva de ciclo vital.

1. A emergência da Idade Adulta:o conceito de Adulto Emergente (Arnett)

2.Idade adulta e velhice:estabilidade ou mudança?As transformações no Jovem Adulto, Adulto e Idoso

2.1 Desenvolvimento físico:saúde e mudanças físicas;questões reprodutivas;longevidade

2.2 Desenv. cognitivo (eg:“Além de Piaget. Pensamento Pós-formal”-Arlin,Labouvie-Vief;“Desenvolvimento para toda a vida”-Schaie;“Discernimento e Conhecimento Prático”-Sternberg)

2.3 Desenv. moral (eg,Kohlberg,Gilligan)

2.4 Desenv. psicossocial e abordagens principais:Modelos de traço (Costa & McCrae);Tipológicos (eg,Block);de Crises Normativas (eg,Erikson,Levinson);de Sequência de Eventos (Neugarten et al.)

2.5 Desenv. da Perspectiva Diacrónica (Montangero)

3. Sabedoria e desenvolvimento do adulto e do idoso

4. Envelhecimento: Perspectivas psicológicas sobre o envelhecimento bem-sucedido (eg:Atchley, Baltes); Envelhecimento, morte e espiritualidade (eg: Frankl, Wilson)

Docente(s) responsável(eis)

Luiza Isabel Gomes Freire Nobre Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 10.0%
Frequência: 90.0%

Bibliografia

Alves,P (2011).Sabedoria:Definição,Multidimensionalidade e Avaliação.Lisboa:Inst.Piaget

Arnett, JJ, (Ed)(2015).Oxford handbook of emerging adulthood.NY:Oxford Univ.Press

Carvalho,M & Vale Dias,M L (2013).Roads to positive self-development:styles of coping that predict well-being.Intern. J. of Develop. and Educ.Psychol.,2(1),383-392

Cavanaugh,J C & Blanchard-Fields,F (2018).Adult development and aging(8thEd).Belmont:Wadsworth.

Marchand,H (2005).Psicologia do Adulto e do Idoso.Coimbra:Quarteto

Oliveira,A (Coord.)(2013).Promoting conscious and active learning and aging. Coimbra:Impr. Univ. de Coimbra

Papalia,D, & Olds,S (2013).Desenvolvimento Humano (12ªEd.). SP: McGraw-Hill.(trad.)

Robinson,O, & Stell,A (2015).Later-life crisis:Towards a holistic model. Journal of Adult Development,22,38–49

Vale Dias,M L (2009).Em Busca do Tempo Construído—Contributos da Perspectiva Diacrónica.Porto:Novembro

Yochim,B & Woodhead,E (Eds)(2017).Psychology of Aging-A Biopsychosocial Perspective.NY:Springer