Psicologia do Desenvolvimento II: Adulto e Idoso
2
2018-2019
01008944
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia do Desenvolvimento I- Criança e Adolescente
Métodos de Ensino
- Método expositivo/argumentativo, com suporte de projecção de material visual;
- Recurso a documentos filmados;
- Trabalho de grupo;
- Trabalho de investigação/campo
- Discussão de casos.
Resultados de Aprendizagem
Esta Unidade tem por finalidade abordar e aprofundar as seguintes temáticas principais:
-Início da Idade Adulta: a emergência do Adulto Emergente.
-Adulto e Idoso: estabilidade ou mudança?
-Idade Adulta: um período de Sabedoria?
-Envelhecimento bem-sucedido: que modelos?
Quanto aos resultados de aprendizagem, no final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
-Fundamentar a perspectiva que faz da idade adulta e da velhice objecto de estudo entre os capítulos da Psicologia do Desenvolvimento.
-Identificar, numa perspectiva multidimensional, as principais transformações ou mudanças que ocorrem na idade adulta e velhice.
-Caracterizar as principais conceptualizações de sabedoria, relacionando-as com o adulto e o idoso.
-Compreender e distinguir os modelos mais significativos sobre o envelhecimento bem-sucedido e espiritualidade.
- Conhecer as principais questões de investigação actuais sobre as temáticas abordadas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução: Desenvolvimento Humano e perspectiva de ciclo vital.
1. A emergência da Idade Adulta:o conceito de Adulto Emergente (Arnett)
2.Idade adulta e velhice:estabilidade ou mudança?As transformações no Jovem Adulto, Adulto e Idoso
2.1 Desenvolvimento físico:saúde e mudanças físicas;questões reprodutivas;longevidade
2.2 Desenv. cognitivo (eg:“Além de Piaget. Pensamento Pós-formal”-Arlin,Labouvie-Vief;“Desenvolvimento para toda a vida”-Schaie;“Discernimento e Conhecimento Prático”-Sternberg)
2.3 Desenv. moral (eg,Kohlberg,Gilligan)
2.4 Desenv. psicossocial e abordagens principais:Modelos de traço (Costa & McCrae);Tipológicos (eg,Block);de Crises Normativas (eg,Erikson,Levinson);de Sequência de Eventos (Neugarten et al.)
2.5 Desenv. da Perspectiva Diacrónica (Montangero)
3. Sabedoria e desenvolvimento do adulto e do idoso
4. Envelhecimento: Perspectivas psicológicas sobre o envelhecimento bem-sucedido (eg:Atchley, Baltes); Envelhecimento, morte e espiritualidade (eg: Frankl, Wilson)
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 10.0%
Frequência: 90.0%
Bibliografia
Alves,P (2011).Sabedoria:Definição,Multidimensionalidade e Avaliação.Lisboa:Inst.Piaget
Arnett, JJ, (Ed)(2015).Oxford handbook of emerging adulthood.NY:Oxford Univ.Press
Carvalho,M & Vale Dias,M L (2013).Roads to positive self-development:styles of coping that predict well-being.Intern. J. of Develop. and Educ.Psychol.,2(1),383-392
Cavanaugh,J C & Blanchard-Fields,F (2018).Adult development and aging(8thEd).Belmont:Wadsworth.
Marchand,H (2005).Psicologia do Adulto e do Idoso.Coimbra:Quarteto
Oliveira,A (Coord.)(2013).Promoting conscious and active learning and aging. Coimbra:Impr. Univ. de Coimbra
Papalia,D, & Olds,S (2013).Desenvolvimento Humano (12ªEd.). SP: McGraw-Hill.(trad.)
Robinson,O, & Stell,A (2015).Later-life crisis:Towards a holistic model. Journal of Adult Development,22,38–49
Vale Dias,M L (2009).Em Busca do Tempo Construído—Contributos da Perspectiva Diacrónica.Porto:Novembro
Yochim,B & Woodhead,E (Eds)(2017).Psychology of Aging-A Biopsychosocial Perspective.NY:Springer