Psicologia Desenvolvimento I: Criança e Adolescente
2
2020-2021
01008933
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Capacidade leitura em língua inglesa.
Métodos de Ensino
Exposição oral de conteúdos; discussão de casos; interpretação de casos-exemplo; apresentação e discussão de trabalhos de grupo; discussão de textos.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender os propósitos gerais da psicologia do desenvolvimento - perspectiva do ciclo de vida (life span) - de modo a identificar os problemas, metodologias e recursos teóricos.
2. Conhecer o "percurso de desenvolvimento" da psicologia do desenvolvimento.
3. Analisar características fundamentais do desenvolvimento - físico, cognitivo e psicossocial - ao longo da infância e adolescência, dando relevo às implicações da construção adaptativa das tarefas desenvolvimentais para o funcionamento do sujeito. Saber integrar os diferentes domínios de desenvolvimento e, simultaneamente, relacionar o desenvolvimento do indivíduo com o meio familiar, escolar, sócio-cultural em que se enquadra o sujeito.
4. Saber, em cada "momento" do desenvolvimento "fazer a ponte" entre "sujeito epistémico" & "sujeito psicológico" (ou particular).
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Psicologia do Desenvolvimento: objecto, métodos de investigação e modelos teóricos fundamentais;
- Da psicologia dos “grandes estádios” à abordagem do ciclo de vida e abordagens contextualizadas (P. Baltes; modelo de Bronfenbrenner).
2. Desenvolvimento na infância
- Sensório-motor - conquistas & polémicas contemporâneas (e.g. "objecto permanente");
- Pensamento pré-operatório, operatório concreto e outras conquistas cognitivas – implicações, avaliação e estudos interculturais.
- Modelo de Vygotsky.
- Teoria da vinculação: abordagem introdutória.
- Modelos clássicos do desenvolvimento psicossocial (Erikson; Freud).
- Análise integrada dos diferentes domínios de desenvolvimento (projeto NICHD como exemplo).
- Juízo moral (Bandura, Piaget, Kohlberg, Gilligan) .
3. Desenvolvimento na adolescência
- Desenvolvimento cognitivo (abordagem operatória e do processamento da informação);
- Desenvolvimento psicossocial (identidade – Erikson, Marcia, Berzonsky; vinculação; moralidade)
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias
Métodos de Avaliação
Avaliação continua
Componente P: 50.0%
Componente T: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Keenan, T., Evans, S. (2009). An introduction to child development. 2th ed., London: Sage.
Lamb, M. E., & Bornstein, M. H. (EDS.), (2011). Social and Personality Development. An advanced textbook. N.Y.: Psychological Press.
Lerner, R. M., Lewin-Bizan, S., & Warren (2011). Concepts and theories of human development. In M. E. Lamb, & M. H. Bornstein (Eds.), Social and Personality Development. N.Y.: Psychology Press.
Lourenço, O. (2005). Psicologia de desenvolvimento cognitivo. Teoria, dados e implicações. Coimbra: Almedina.
Morgado, L. M. (1997). Construtivismo, aprendizagem operatória e diversificação curricular: Pistas para um debate. Revista Portuguesa de Psicologia, 32, 21- 33.
Papalia, D.E., Olds, S.W., Feldman, R.D. (2008). A child’s world. 11th Ed. N.Y. McGraw-Hill.[trad. port. à venda]
Piaget, J.(1992). Le jugement moral chez l'enfant. Paris: PUF (1ªed.,1932).
Sprinthall, N. A., & Collins, W. A. (2011).Psicologia do Adolescente. Uma abordagem desenvolvimentista. 5ª ed., Lisboa: FCG.