Psicologia Desenvolvimento I: Criança e Adolescente

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01008933
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Capacidade leitura em língua inglesa.

Métodos de Ensino

Exposição oral de conteúdos; discussão de casos; interpretação de casos-exemplo; apresentação e discussão de trabalhos de grupo; discussão de textos.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender os propósitos gerais da psicologia do desenvolvimento - perspectiva do ciclo de vida (life span) - de modo a identificar os problemas, metodologias e recursos teóricos. 

2. Conhecer o "percurso de desenvolvimento" da psicologia do desenvolvimento. 

3. Analisar características fundamentais do desenvolvimento - físico, cognitivo e psicossocial - ao longo da infância e adolescência, dando relevo às implicações da construção adaptativa das tarefas desenvolvimentais para o funcionamento do sujeito. Saber integrar os diferentes domínios de desenvolvimento e, simultaneamente, relacionar o desenvolvimento do indivíduo com o meio familiar, escolar, sócio-cultural em que se enquadra o sujeito. 

4. Saber, em cada "momento" do desenvolvimento "fazer a ponte" entre "sujeito epistémico" & "sujeito psicológico" (ou particular).

Estágio(s)

Não

Programa

1. Psicologia do Desenvolvimento: objecto, métodos de investigação e modelos teóricos fundamentais;

- Da psicologia dos “grandes estádios” à abordagem do ciclo de vida e abordagens contextualizadas (P. Baltes; modelo de Bronfenbrenner).

2. Desenvolvimento na infância 

- Sensório-motor - conquistas & polémicas contemporâneas (e.g. "objecto permanente");

- Pensamento pré-operatório, operatório concreto e outras conquistas cognitivas – implicações, avaliação e estudos interculturais. 

- Modelo de Vygotsky.

- Teoria da vinculação: abordagem introdutória.

- Modelos clássicos do desenvolvimento psicossocial (Erikson; Freud).

- Análise integrada dos diferentes domínios de desenvolvimento (projeto NICHD como exemplo). 

- Juízo moral (Bandura, Piaget, Kohlberg, Gilligan) .

3. Desenvolvimento na adolescência

- Desenvolvimento cognitivo (abordagem operatória e do processamento da informação);

- Desenvolvimento psicossocial (identidade – Erikson, Marcia, Berzonsky; vinculação; moralidade)

Docente(s) responsável(eis)

Maria Teresa Mesquita Carvalho Sousa Machado

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Componente P: 50.0%
Componente T: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Keenan, T., Evans, S. (2009). An introduction to child development. 2th ed., London: Sage.

Lamb, M. E., & Bornstein, M. H. (EDS.), (2011). Social and Personality Development. An advanced textbook. N.Y.: Psychological Press.

Lerner, R. M., Lewin-Bizan, S., & Warren (2011). Concepts and theories of human development. In M. E. Lamb, & M. H. Bornstein (Eds.), Social and Personality Development. N.Y.: Psychology Press.

Lourenço, O. (2005). Psicologia de desenvolvimento cognitivo. Teoria, dados e implicações. Coimbra: Almedina.

Morgado, L. M. (1997). Construtivismo, aprendizagem operatória e diversificação curricular: Pistas para um debate. Revista Portuguesa de Psicologia, 32, 21- 33.

Papalia, D.E., Olds, S.W., Feldman, R.D. (2008). A child’s world. 11th Ed. N.Y. McGraw-Hill.[trad. port. à venda]

Piaget, J.(1992). Le jugement moral chez l'enfant. Paris: PUF (1ªed.,1932).

Sprinthall, N. A., & Collins, W. A. (2011).Psicologia do Adolescente. Uma abordagem desenvolvimentista. 5ª ed., Lisboa: FCG.