Psicologia da Personalidade
1
2022-2023
01008911
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhuns.
Métodos de Ensino
Expositivo.
Resultados de Aprendizagem
A formação dos alunos ao nível teórico e reflexivo.
– A defesa do estudo do funcionamento da pessoa, como um todo integrado.
– Reconhecer a complexidade do estudo da personalidade;
– Reflectir sobre a história e pressupostos teóricos do domínio;
– Compreender as tendências da Psicologia da Personalidade contemporânea;
– Fomentar o gosto pela compreensão da personalidade do próprio e do outro.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A complexidade do estudo da personalidade em psicologia
1. O que é a personalidade?
2. A "personalidade" numa perspectiva histórica e transcultural
3. Teorias e Metateorias da personalidade
II. As tendências da Psicologia da personalidade contemporânea
1. Tópicos que se mantêm
2. Novas unidades de análise e seus contextos históricos
3. Tendências inter e transdisciplinares
4. Eclectismo e pluralismo metodológico
5. A personalidade e o paradigma epistemológico emergente.
Docente(s) responsável(eis)
Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
-Pervin, L.A., Cervone, D., & John, O.P. (2005). Personality: Theory and research. New York: John Wiley & Sons, Inc.
-McCrae, R. R., Terracciano, a., & Members of the Personality Profiles of Cultures Project. (2005b). Personality profiles of cultures: aggregate personality traits. Journal of Personality and Social Psychology, 89, 407-425.
-McAdams, D. P. (1994), The person, EUA, Harcourt Brace College Publishers.
-Hall, C. S. & Lindsey, G. (1984), Teorias da Personalidade, São Paulo, EPU.
-Hansenne, M. (2003). Psicologia da Personalidade. Climepsi. Lisboa.
-Lima, Margarida P. (1997). NEO-PI-R Contextos teóricos e psicométricos – "Ocean" ou "Iceberg"?, tese de doutoramento, Coimbra.
-Pervin, L.A., Cervone, D., & John, O.P. (2005). Personality: Theory and research. New York: John Wiley & Sons, Inc.
Little, B. R. (2014). Well-doing: Personal projects and the quality of lives. Theory and Research in Education. doi:10.1177/1477878514545847