Psicologia da Personalidade
2
2020-2021
01008911
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Expositivo. Demonstração, prática e implementação de procedimentos de pesquisa, análise e partilha de informação através da construção de um projeto, com uma componente individual e grupal, que combina a promoção do conhecimento e auto-conhecimento a partir de uma teoria ou tópico da psicologia da personalidade e se traduz num trabalho de grupo escrito, uma tarefa de promoção do auto-conhecimento e uma apresentação em aula
Resultados de Aprendizagem
A formação dos alunos ao nível teórico e prático.
– A defesa do estudo do funcionamento da pessoa, como um todo integrado.
– Reconhecer a complexidade do estudo da personalidade;
– Reflectir sobre a história e pressupostos teóricos do domínio;
– Compreender as tendências da Psicologia da Personalidade contemporânea;
– Fomentar o gosto pela compreensão da personalidade do próprio e do outro.
- Escolher criticamente as formas de pesquisar, resumir e partilhar informação sobre a Psicologia de Personalidade
- Preparar as formas de comunicar informação sobre a psicologia da personalidade
- Diferenciar o conhecimento conceptual e o auto-conhecimento a partir da psicologia da personalidade
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A complexidade do estudo da personalidade em psicologia
1. O que é a personalidade?
2. A "personalidade" numa perspectiva histórica e transcultural
3. Teorias e Metateorias da personalidade
II. As tendências da Psicologia da personalidade contemporânea
1. Tópicos que se mantêm
2. Novas unidades de análise e seus contextos históricos
3. Tendências inter e transdisciplinares
4. Eclectismo e pluralismo metodológico
5. A personalidade e o paradigma epistemológico emergente
Docente(s) responsável(eis)
Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Exame: 75.0%
Bibliografia
-Pervin, L.A., Cervone, D., & John, O.P. (2005). Personality: Theory and research. New York: John Wiley & Sons, Inc.
-McCrae, R. R., Terracciano, a., & Members of the Personality Profiles of Cultures Project. (2005b). Personality profiles of cultures: aggregate personality traits. Journal of Personality and Social Psychology, 89, 407-425.
-McAdams, D. P. (1994), The person, EUA, Harcourt Brace College Publishers.
-Hall, C. S. & Lindsey, G. (1984), Teorias da Personalidade, São Paulo, EPU.
-Hansenne, M. (2003). Psicologia da Personalidade. Climepsi. Lisboa.
-Lima, Margarida P. (1997). NEO-PI-R Contextos teóricos e psicométricos – "Ocean" ou "Iceberg"?, tese de doutoramento, Coimbra.
- Little, B. R. (2014). Well-doing: Personal projects and the quality of lives. Theory and Research in Education. doi:10.1177/1477878514545847
-McMartin, J. (2016). Personality psychology: A student-centered approach. LA: SAGE Publications, Inc.