Modelos Sistemicos e Modelos Dinamicos
3
2019-2020
01008896
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Metodologias:
Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas, ativas (e.g., exercícios reflexivos, discussão de casos clínicos) e orientação tutorial. As metodologias ativas incluem o estudo de casos clínicos, de recensões e análises críticas de artigos científicos.
A avaliação é periódica e inclui duas provas do tipo A, com um peso ponderado de 50% cada.
Resultados de Aprendizagem
Módulo I – Modelos sistémicos:
Adquirir os conhecimentos básicos do corpo teórico e epistemológico fundacional e estruturante do paradigma sistémico e perspectiva construtivista
Adquirir conhecimentos sobre os tipos e modalidades de intervenção numa perspectiva sistémica
Desenvolver as competências básicas para avaliar e intervir sistemicamente quer individualmente quer na família e contextos envolventes (e.g. escola, comunidade)
Módulo II - Modelos Dinâmicos:
Adquirir os conhecimentos teóricos fundamentais relativos aos principais modelos dinâmicos psicanalíticos, nomeadamente os modelos propostos por Freud, Klein, Winnicott e Bowlby considerando as suas diferenças conceptuais e implicações na compressão psicológica do ser Humano e no trabalho psicoterapêutico;
Desenvolver as competências básicas relativas ao trabalho clínico dinâmico tomando como referência a posição terapêutica e os aspetos relativos à interpretação, transferência/contratransferência, resistências e defesas.
Estágio(s)
NãoPrograma
I Modelos sistémicos
1. “Ver diferente para pensar diferente” – Bases conceptuais do paradigma sistémico e do construtivismo
1.1. Teoria dos Sistemas, Cibernética e Pragmática da Comunicação Humana. Implicações para a intervenção
1.2. O ciclo evolutivo individual e familiar
1.3. Construtivismo e narrativa
1.4. A psicopatologia numa perspectiva sistémica
2. “Pensar diferente para escutar e intervir diferente” – bases da intervenção sistémica e familiar
2.1. Tipos, modalidades e contextos
2.2. Ferramentas sistémicas para avaliação e intervenção
II Modelos Dinâmicos
1. Introdução ao estudo da psicanálise e das psicoterapias dinâmicas
2. Psicopatologia dinâmica: angústia, conflito e sintoma; organização e estrutura; neurose e psicose
3. Introdução às psicoterapias dinâmicas: conceitos "técnicos" fundamentais
4. As diferentes técnicas psicoterapêuticas dinâmicas (psicanálise; psicoterapias dirigidas ao insight; psicoterapias de grupo, psicoterapias institucionais)
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Eduardo Nunes Sá
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 100.0%
Bibliografia
Alain Vanier (1998/2010). Une introduction à la psychanalyse (2ª Ed.). Paris: Armand Coland.
Campos Pellanda, N.M. & Cabral Pellanda, L.E. (1996). Psicanálise Hoje: uma revolução do olhar. Petrópolis: Vozes
Mitchell, S.A.& Black, M.J. (1995). Freud and beyond: a history of modern psychoanalytic thought. NY: BasicBooks
Paixão, R. (2002). Manual de Psicopatologia Infantil e Juvenil. Vol. I, Coimbra: FPCE-UC
Relvas, A. P. (2000). Psicopatologia do desenvolvimento e contexto familiar. In I. Soares (coord.), Psicopatologia do desenvolvimento. Coimbra: Quarteto.
Relvas, A.P. (2006). O Ciclo vital da família. Perspectiva sistémica. Porto: Afrontamento(4ª ed).
Relvas, A. P. (2003). Por Detrás Do Espelho. Da teoria à terapia com a família. Coimbra: Quarteto.
Relvas,A.P.; Alarcão, M.; Pereira, M.G. (2013), Family and Systems Therapy and Training in Portugal, Contemporary Family Therapy. 35, 2, 296 – 307
Tridon, A. (2006). Psychoanalysis: Its History, Theory and Practice. London: Kessinger Pub.