Modelos Sistemicos e Modelos Dinamicos

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01008896
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas, ativas e orientação tutorial.

Resultados de Aprendizagem

Módulo I – Modelos sistémicos

* adquirir os conhecimentos básicos do corpo teórico e epistemológico fundacional e estruturante do paradigma sistémico e perspectiva construtivista

* adquirir conhecimentos sobre os tipos e modalidades de intervenção numa perspectiva sistémica

* desenvolver as competências básicas para avaliar e intervir sistemicamente

Módulo II - Modelos Dinâmicos

* Adquirir os conhecimentos teóricos fundamentais relativos aos principais modelos dinâmicos psicanalíticos (e.g. Freud, Klein, Winnicott e Bowlby) considerando as suas diferenças conceptuais e implicações na compressão psicológica do ser Humano e no trabalho psicoterapêutico;

* Desenvolver as competências básicas relativas ao trabalho clínico dinâmico tomando como referência a posição terapêutica e os aspetos correlativos da transferência/contratransferência, resistência e defesas, interpretação e insight, aliança terapêutica e setting terapêutico.

Estágio(s)

Não

Programa

I - Modelos sistémicos

1. “Ver diferente para pensar diferente” – Bases conceptuais do paradigma sistémico e do construtivismo

1.1. Teoria dos Sistemas, Cibernética e Pragmática da Comunicação Humana. Implicações para a intervenção

1.2. O ciclo evolutivo individual e familiar

1.3. Construtivismo e narrativa

1.4. A psicopatologia numa perspectiva sistémica

2. “Pensar diferente para escutar e intervir diferente” – bases da intervenção sistémica e familiar

2.1. Tipos, modalidades e contextos

2.2. Ferramentas sistémicas para avaliação e intervenção


II - Modelos Dinâmicos

1. Introdução ao estudo da psicanálise e das psicoterapias dinâmicas

2. Psicopatologia dinâmica: angústia, conflito e sintoma; organização e estrutura; neurose e psicose

3. Introdução às psicoterapias dinâmicas: conceitos "técnicos" fundamentais

4. As diferentes técnicas psicoterapêuticas dinâmicas (psicanálise; psicoterapias dirigidas ao insight; psicoterapias de grupo, psicoterapias institucionais).

Docente(s) responsável(eis)

Rui Alexandre Paquete Paixão

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Alarcão, M (2000). (des)Equilibrios familiares: Uma visão sistémica. Coimbra: Quarteto Editora.

Campos Pellanda, N.M. & Cabral Pellanda, L.E. (1996). Psicanálise Hoje: uma revolução do olhar. Petrópolis: Vozes

Mitchell, S.A.& Black, M.J. (1995). Freud and beyond: a history of modern psychoanalytic thought. New York: BasicBooks

Paixão, R. (2002). Manual de Psicopatologia Infantil e Juvenil. Vol. I, Coimbra: FPCE-UC

Relvas, A. P. (2000). Psicopatologia do desenvolvimento e contexto familiar: Perspectiva sistémica. In I. Soares (coord.), Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida, 435-468. Coimbra: Quarteto  Editora.

Relvas, A.P. (1999) Conversas com famílias. Discursos e perspectivas em terapia familiar. Porto: Afrontamento.

Shedler, J. (2010). The efficacy of psychodynamic psychotherapy. American Psychologist, 65 (2), 98-109.

Tridon, A. (2006). Psychoanalysis: Its History, Theory and Practice. London: Kessinger Publishing