Modelos Sistemicos e Modelos Dinamicos
3
2017-2018
01008896
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas, ativas e orientação tutorial.
Resultados de Aprendizagem
Módulo I – Modelos sistémicos
* adquirir os conhecimentos básicos do corpo teórico e epistemológico fundacional e estruturante do paradigma sistémico e perspectiva construtivista
* adquirir conhecimentos sobre os tipos e modalidades de intervenção numa perspectiva sistémica
* desenvolver as competências básicas para avaliar e intervir sistemicamente
Módulo II - Modelos Dinâmicos
* Adquirir os conhecimentos teóricos fundamentais relativos aos principais modelos dinâmicos psicanalíticos (e.g. Freud, Klein, Winnicott e Bowlby) considerando as suas diferenças conceptuais e implicações na compressão psicológica do ser Humano e no trabalho psicoterapêutico;
* Desenvolver as competências básicas relativas ao trabalho clínico dinâmico tomando como referência a posição terapêutica e os aspetos correlativos da transferência/contratransferência, resistência e defesas, interpretação e insight, aliança terapêutica e setting terapêutico.
Estágio(s)
NãoPrograma
I - Modelos sistémicos
1. “Ver diferente para pensar diferente” – Bases conceptuais do paradigma sistémico e do construtivismo
1.1. Teoria dos Sistemas, Cibernética e Pragmática da Comunicação Humana. Implicações para a intervenção
1.2. O ciclo evolutivo individual e familiar
1.3. Construtivismo e narrativa
1.4. A psicopatologia numa perspectiva sistémica
2. “Pensar diferente para escutar e intervir diferente” – bases da intervenção sistémica e familiar
2.1. Tipos, modalidades e contextos
2.2. Ferramentas sistémicas para avaliação e intervenção
II - Modelos Dinâmicos
1. Introdução ao estudo da psicanálise e das psicoterapias dinâmicas
2. Psicopatologia dinâmica: angústia, conflito e sintoma; organização e estrutura; neurose e psicose
3. Introdução às psicoterapias dinâmicas: conceitos "técnicos" fundamentais
4. As diferentes técnicas psicoterapêuticas dinâmicas (psicanálise; psicoterapias dirigidas ao insight; psicoterapias de grupo, psicoterapias institucionais).
Docente(s) responsável(eis)
Rui Alexandre Paquete Paixão
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Alarcão, M (2000). (des)Equilibrios familiares: Uma visão sistémica. Coimbra: Quarteto Editora.
Campos Pellanda, N.M. & Cabral Pellanda, L.E. (1996). Psicanálise Hoje: uma revolução do olhar. Petrópolis: Vozes
Mitchell, S.A.& Black, M.J. (1995). Freud and beyond: a history of modern psychoanalytic thought. New York: BasicBooks
Paixão, R. (2002). Manual de Psicopatologia Infantil e Juvenil. Vol. I, Coimbra: FPCE-UC
Relvas, A. P. (2000). Psicopatologia do desenvolvimento e contexto familiar: Perspectiva sistémica. In I. Soares (coord.), Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida, 435-468. Coimbra: Quarteto Editora.
Relvas, A.P. (1999) Conversas com famílias. Discursos e perspectivas em terapia familiar. Porto: Afrontamento.
Shedler, J. (2010). The efficacy of psychodynamic psychotherapy. American Psychologist, 65 (2), 98-109.
Tridon, A. (2006). Psychoanalysis: Its History, Theory and Practice. London: Kessinger Publishing