Etica, Deontologia e Relações Profissionais
3
2017-2018
01008885
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Métodos de Ensino
Método expositivo, apoiado na apresentação de materiais audiovisuais (nomeadamente diapositivos, disponíveis em formato PDF).
Realização de trabalhos de pesquisa em aula e relatórios de síntese. Debate de temas propostos. Simulação de casos.
Resultados de Aprendizagem
Resultados de aprendizagem:
- Conhecimento dos princípios éticos fundadores dos Códigos Deontológicos. Análise crítica do Código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses e sua importância para a regulação da actividade profissional de Psicólogo nos diferentes domínios de aplicação;
- Familiarização e treino do uso de termos técnicos específicos da área da Ética;
- Familiarização com temas perenes e conjunturais relativos à Ética no exercício da Psicologia.
- Tornar-se mais consciente das características, comportamentos e filosofias do Psicólogo que influenciam o processo de ajuda.
- Tornar-se mais consciente das características, comportamentos e filosofias do cliente que influenciam o processo de ajuda.
- Tornar-se conhecedor dos diversos fatores (e.g., diversidade cultural), que influenciam a relação de ajuda.
- Ser capaz de demonstrar competências básicas de ajuda em situações de simulação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Aulas TP
Ética
- Moral e Ética
- As bases ético-filosóficas dos códigos deontológicos
- Análise aprofundada do Código Deont. OPP e apreciação, à sua luz, de casos práticos específicos nos vários domínios de intervenção em Psicologia
2. Aulas Práticas
Temas de Ética em Psicologia–realização de relatórios de pesquisa e síntese sobre ética em contextos: Experimental, Clínico (adultos, adol., crianças, famílias, populações especiais), Organizacional, Forense e outras.
3. O Psicólogo:pessoa e profissional
Género, etnia e diferenças culturais
Características pessoais
Formação e autoconhecimento ao longo da vida
4. O Cliente: comp. e características
Género, etnia e diferenças culturais
Características pessoais
Traços, capacidades e circunstâncias da vida
Populações especiais
5. A relação de ajuda
Fatores que influenciam o processo de ajuda
Fases da relação de ajuda
Competências básicas
Comp. avançadas
A integração das competências
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalhos de grupo realizados nos tempos letivos das aulas: 50.0%
Bibliografia
Allan, A. & Love, A., Eds. (2010). Ethical practice in psychology: reflections from the creators of the APS Code of Ethics. Chichester, UK; Malden, MA: John Wiley
Fisher, C.B. (2009). Decoding the ethics code: a practical guide for psychologists (2nd ed). Thousand Oaks, Calif.: Sage Publications.
Young, M.E. (2009). Learning the art of helping (4th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson, Merrill, Prentice Hall.
Ivey, A. E., Ivey, M. B., & Zalaquett, C. P. (2009). Intentional Interviewing and Counseling: Facilitating Client Development in a Multicultural Society. Belmont: CA, Brooks/Cole.