Etica, Deontologia e Relações Profissionais

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01008885
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Métodos de Ensino

Método expositivo, apoiado na apresentação de materiais audiovisuais (nomeadamente diapositivos, disponíveis em formato PDF).

Realização de trabalhos de pesquisa em aula e relatórios de síntese. Debate de temas propostos. Simulação de casos.

Resultados de Aprendizagem

Resultados de aprendizagem:

- Conhecimento dos princípios éticos fundadores dos Códigos Deontológicos. Análise crítica do Código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses e sua importância para a regulação da actividade profissional de Psicólogo nos diferentes domínios de aplicação;

- Familiarização e treino do uso de termos técnicos específicos da área da Ética;

- Familiarização com temas perenes e conjunturais relativos à Ética no exercício da Psicologia.

- Tornar-se mais consciente das características, comportamentos e filosofias do Psicólogo que influenciam o processo de ajuda.

- Tornar-se mais consciente das características, comportamentos e filosofias do cliente que influenciam o processo de ajuda.

- Tornar-se conhecedor dos diversos fatores (e.g., diversidade cultural), que influenciam a relação de ajuda.

- Ser capaz de demonstrar competências básicas de ajuda em situações de simulação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Aulas TP

Ética

- Moral e Ética

- As bases ético-filosóficas dos códigos deontológicos

- Análise aprofundada do Código Deont. OPP e apreciação, à sua luz, de casos práticos específicos nos vários domínios de intervenção em Psicologia

2. Aulas Práticas

Temas de Ética em Psicologia–realização de relatórios de pesquisa e síntese sobre ética em contextos: Experimental, Clínico (adultos, adol., crianças, famílias, populações especiais), Organizacional, Forense e outras.

3. O Psicólogo:pessoa e profissional

Género, etnia e diferenças culturais

Características pessoais

Formação e autoconhecimento ao longo da vida

4. O Cliente: comp. e características

Género, etnia e diferenças culturais

Características pessoais

Traços, capacidades e circunstâncias da vida

Populações especiais

5. A relação de ajuda

Fatores que influenciam o processo de ajuda

Fases da relação de ajuda

Competências básicas

Comp. avançadas

A integração das competências

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalhos de grupo realizados nos tempos letivos das aulas: 50.0%

Bibliografia

Allan, A. & Love, A., Eds. (2010). Ethical practice in psychology: reflections from the creators of the APS Code of Ethics. Chichester, UK; Malden, MA: John Wiley

Fisher, C.B. (2009). Decoding the ethics code: a practical guide for psychologists (2nd ed). Thousand Oaks, Calif.: Sage Publications.

Young, M.E. (2009). Learning the art of helping (4th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson, Merrill, Prentice Hall.

Ivey, A. E., Ivey, M. B., & Zalaquett, C. P. (2009). Intentional Interviewing and Counseling: Facilitating Client Development in a Multicultural Society. Belmont: CA, Brooks/Cole.