Psicologia da Educação

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01008879
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia do desenvolvimento, Processos cognitivos, bom domínio da língua inglesa.

Métodos de Ensino

Considerando que a unidade curricular Psicologia da Educação se situa programaticamente ao nível da licenciatura, e, portanto, consiste numa primeira abordagem a esta disciplina, o método de ensino será essencialmente expositivo. Os docentes lecionarão com recursos audiovisuais que permitam aos alunos disporem de sínteses das matérias abordadas. Para que não haja dispersão de leituras e fontes bibliográficas, existirá um manual que cobre todos os conteúdos programáticos e serão igualmente disponibilizadas algumas referências bibliográficas secundárias de aprofundamento.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular Psicologia da Educação tem como objetivo principal a aquisição dos conhecimentos fundamentais desta disciplina no âmbito das ciências psicológicas. Deste modo, os alunos terão que compreender as suas origens e cenários de evolução numa perspectiva interdisciplinar e de sinergia com outros campos de saber, nomeadamente a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia Diferencial. Nesta relação os alunos deverão dominar as principais questões que se prendem com os processos de ensino, de aprendizagem ao longo da vida e de desenvolvimento de competências, quer do ponto de vista cognitivo, quer de pontos de vista das dinâmicas motivacionais, emocionais e sociais. Os alunos deverão ainda ser capazes de demonstrar a importância da intervenção em Psicologia da Educação com base em evidências empíricas.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Contextos

1. História

2. Questões epistemológicas

3. Desafios do séc. XXI

II. Interfaces com a Psicologia do Desenvolvimento

1. Infância

2. Adolescência

3. Adultez

III. Interfaces com a Psicologia Diferencial

1. Funções cognitivas

2. Emoções

3. Neuropsicologia educacional

IV. Processos cognitivos

1. Modelos de aprendizagem

2. Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências

3. Didáticas

4. Resolução de problemas

5. Metacognição

6. Teorias 4E’s

V. Dinâmicas motivacionais

1. Sistemas de aprendizagem

2. Afetividades

3. Construção da identidade

VI. Competências educacionais

1. Hard skills

2. Soft skills

3. Life skills

VII. Perspectivas sociais e culturais

1. Aspetos antropológicos

2. Aspetos sociológicos

VIII. Evolução dos contextos educacionais

1. A era do conhecimento

2. Crenças educacionais

3. Enriquecimento dos ambientes de aprendizagem

4. Digitalização dos processos de ensino-aprendizagem

IX. Avaliação e investigação

1. Métodos

2. Instrumentos e técnicas. 

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cristina Ferreira Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame de escolha múltipla: 100.0%

Bibliografia

Bibliografia principal/Main bibliography

Alexander, P. A., & Winne, P. H. (Eds.) (2012). Handbook of Educational Psychology, 2nd ed.. New York, NY: Routledge.

Bibliografia complementar/Complimentary bibliography

Abreu, M. V., Santos, E., Leitão, L. M., & Fernandes, I. V. (1982). O Psicólogo na Escola. Jornal da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, Tomo CXLVI, 4, 219-227.

Beaver, R. (2011). Educational Psychology Casework: A Practice Guide, 2nd ed.. London: Jessica Kingsley.Cline, T., Gulliford, A., & Birch, S. (Eds.) (2015). Educational Psychology: Topics in Applied Psychology, 2nd ed.. London and New York, NY: Routledge.

Ferreira, J. A., Simão, M. V., Santos, E., & Alvarez, M. J. (Eds.) (2019). Psicologia Educacional: Investigação e Intervenção em Portugal. Lisboa: Coisas de Ler.

Harris, K. R., Graham, S., & Urdan, T. (Eds.) (2012). APA Educational Psychology Handbook. Washington, DC: American Psychological Association.