Psicologia da Educação
3
2022-2023
01008879
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia do desenvolvimento, Processos cognitivos, bom domínio da língua inglesa.
Métodos de Ensino
Considerando que a unidade curricular Psicologia da Educação se situa programaticamente ao nível da licenciatura, e, portanto, consiste numa primeira abordagem a esta disciplina, o método de ensino será essencialmente expositivo. Os docentes lecionarão com recursos audiovisuais que permitam aos alunos disporem de sínteses das matérias abordadas. Para que não haja dispersão de leituras e fontes bibliográficas, existirá um manual que cobre todos os conteúdos programáticos e serão igualmente disponibilizadas algumas referências bibliográficas secundárias de aprofundamento.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular Psicologia da Educação tem como objetivo principal a aquisição dos conhecimentos fundamentais desta disciplina no âmbito das ciências psicológicas. Deste modo, os alunos terão que compreender as suas origens e cenários de evolução numa perspectiva interdisciplinar e de sinergia com outros campos de saber, nomeadamente a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia Diferencial. Nesta relação os alunos deverão dominar as principais questões que se prendem com os processos de ensino, de aprendizagem ao longo da vida e de desenvolvimento de competências, quer do ponto de vista cognitivo, quer de pontos de vista das dinâmicas motivacionais, emocionais e sociais. Os alunos deverão ainda ser capazes de demonstrar a importância da intervenção em Psicologia da Educação com base em evidências empíricas.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Contextos
1. História
2. Questões epistemológicas
3. Desafios do séc. XXI
II. Interfaces com a Psicologia do Desenvolvimento
1. Infância
2. Adolescência
3. Adultez
III. Interfaces com a Psicologia Diferencial
1. Funções cognitivas
2. Emoções
3. Neuropsicologia educacional
IV. Processos cognitivos
1. Modelos de aprendizagem
2. Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências
3. Didáticas
4. Resolução de problemas
5. Metacognição
6. Teorias 4E’s
V. Dinâmicas motivacionais
1. Sistemas de aprendizagem
2. Afetividades
3. Construção da identidade
VI. Competências educacionais
1. Hard skills
2. Soft skills
3. Life skills
VII. Perspectivas sociais e culturais
1. Aspetos antropológicos
2. Aspetos sociológicos
VIII. Evolução dos contextos educacionais
1. A era do conhecimento
2. Crenças educacionais
3. Enriquecimento dos ambientes de aprendizagem
4. Digitalização dos processos de ensino-aprendizagem
IX. Avaliação e investigação
1. Métodos
2. Instrumentos e técnicas.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Cristina Ferreira Almeida
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame de escolha múltipla: 100.0%
Bibliografia
Bibliografia principal/Main bibliography
Alexander, P. A., & Winne, P. H. (Eds.) (2012). Handbook of Educational Psychology, 2nd ed.. New York, NY: Routledge.
Bibliografia complementar/Complimentary bibliography
Abreu, M. V., Santos, E., Leitão, L. M., & Fernandes, I. V. (1982). O Psicólogo na Escola. Jornal da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, Tomo CXLVI, 4, 219-227.
Beaver, R. (2011). Educational Psychology Casework: A Practice Guide, 2nd ed.. London: Jessica Kingsley.Cline, T., Gulliford, A., & Birch, S. (Eds.) (2015). Educational Psychology: Topics in Applied Psychology, 2nd ed.. London and New York, NY: Routledge.
Ferreira, J. A., Simão, M. V., Santos, E., & Alvarez, M. J. (Eds.) (2019). Psicologia Educacional: Investigação e Intervenção em Portugal. Lisboa: Coisas de Ler.
Harris, K. R., Graham, S., & Urdan, T. (Eds.) (2012). APA Educational Psychology Handbook. Washington, DC: American Psychological Association.