Psicologia da Educação

Ano
3
Ano lectivo
2020-2021
Código
01008879
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Francês
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Será conveniente o aluno ter realizado, com sucesso, todas as unidades dos 1º e 2º anos da 1ª fase do ciclo de estudos – Mestrado Integrado em Psicologia, especificamente, as unidades concernentes aos processos básicos. Será importante o aluno ter adquirido conhecimentos nas unidades Psicologia do desenvolvimento, da aprendizagem, da memória, das emoções, raciocínio e linguagem. Conveniente, também, será dominar, ao nível da leitura e compreensão, a língua inglesa e a língua espanhola, para além do português.

Métodos de Ensino

Exposição teórica com recursos audiovisuais, pesquisa, consulta de documentos e entrevista a especialistas, visitas e confronto com projetos ou experiências em curso, debate, aprendizagem cooperativa. Os estudantes são convidados a participar em atividades científicas, relacionadas com promoção da educaçã e desenvolvimento, respondendo a necessidades empíricas ou integrando trabalhos em curso.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos apreendam as virtualidades e potencialidades desta área científica, ou seja, que saibam qual o objeto de estudo, quais os modelos que lhe estão associados, os temas de investigação e de aplicação ou intervenção, bem como os contextos e recursos dos profissionais psicólogos da educação. Objetivo será também que os alunos saibam distinguir esta área de outras que lhe são muito próximas ou que nela estão incluídas (Psicologia Escolar e a Psicologia da Instrução).

São objectivos específicos e competências a adquirir: delimitar a dimensão profissional do Psicólogo da Educação; discutir a instrumentalidade dos conteúdos veiculados na praxis do psicólogo educacional; equacionar o(s) papel(éis) do Psicólogo Educacional nos diversos contextos educativos; desenvolver capacidades de observação, pesquisa e de intervenção no domínio da Psicologia da Educação.

Estágio(s)

Não

Programa

Bloco 1: Enquadramento epistemológico da Psicologia da Educação
1. Concetualização
2. Área científica
3. Dimensões fundamental e aplicada
4. Contextos e âmbitos de análise/intervenção [contextos formais, não-formais e informais]
5. Competências/perfil dol (análise funcional de intervenção, em contextos diversos);
6. temas, paradigmas e metodologias de investigação;
7. temas,paradigmas e metodologias (modelos) de intervenção
Bloco 2: Psicologia da Educação e Psicologia da Instrução/escolar
1. delimitação concetual;
2. funções e modalidades de intervenção
Bloco 3: Processo ensino-aprendizagem
1. alvos e níveis de intervenção
2. agentes e componentes
3. situações educativas
Bloco 4: Observação de situações educativas
1. questões
2. instrumentos
Bloco 5: Interação educativa e aprendizagem escolar
Bloco 6: Planificação da intervenção psicoeducativa e formação profissional
1. componentes
2. elaboração de planos/programas/projetos (para candidaturas, de intervenção, …)

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira

Métodos de Avaliação

Avaliação
1. teste escrito para avaliação de conhecimentos: 50% da nota final 2. relatório de atividades de observação (por exº: visita a uma instituição; participação no âmbito de um projeto em curso; relato de experiência), individual e escrito: 50% Recurso:Teste escrito, toda a matéria: 100.0%

Bibliografia

Coll, C. (1995). Psicología y educación: Aproximacion a los objetivos y contenidos de la psicologia de la educación. In C. Coll, J. Palacios, & A. Marchesi (Eds.), Desarrollo psicológico y educación: II. Psicologia de la Educación (pp. 15-30). Madrid: Alianza.

Coll, C., et al. (1999). Psicologia da Educação. Porto Alegre: ARTMED.

Figueira, A. P. (2016). Ser Psicólogo. À Descoberta das Profissões. Lisboa, Psiclínica.

Figueira, A. P. (2013). Sou, quero ser, professor …. Tradicional, comportamentalista ou construtivista? - Manual de autoformação de professores. Guia de autoconhecimento. Germany: Novas edições académicas.

Figueira, A. P. C. (2013). Psicologia da Educação. Manual de ensino, aprendizagem e de formação. Germany: Novas edições académicas. (contem referências importantes para a unidade).

Santrock, J. W. (2002). Psicología de la Educación. Ed: Mc Graw Hill.

Santrock, J. W. (2004). Educational Psychology. Classroom update. Preparing for Praxis and Practice. Boston: McGraw