Psicologia da Educação
3
2020-2021
01008879
Psicologia
Português
Espanhol
Francês
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Será conveniente o aluno ter realizado, com sucesso, todas as unidades dos 1º e 2º anos da 1ª fase do ciclo de estudos – Mestrado Integrado em Psicologia, especificamente, as unidades concernentes aos processos básicos. Será importante o aluno ter adquirido conhecimentos nas unidades Psicologia do desenvolvimento, da aprendizagem, da memória, das emoções, raciocínio e linguagem. Conveniente, também, será dominar, ao nível da leitura e compreensão, a língua inglesa e a língua espanhola, para além do português.
Métodos de Ensino
Exposição teórica com recursos audiovisuais, pesquisa, consulta de documentos e entrevista a especialistas, visitas e confronto com projetos ou experiências em curso, debate, aprendizagem cooperativa. Os estudantes são convidados a participar em atividades científicas, relacionadas com promoção da educaçã e desenvolvimento, respondendo a necessidades empíricas ou integrando trabalhos em curso.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos apreendam as virtualidades e potencialidades desta área científica, ou seja, que saibam qual o objeto de estudo, quais os modelos que lhe estão associados, os temas de investigação e de aplicação ou intervenção, bem como os contextos e recursos dos profissionais psicólogos da educação. Objetivo será também que os alunos saibam distinguir esta área de outras que lhe são muito próximas ou que nela estão incluídas (Psicologia Escolar e a Psicologia da Instrução).
São objectivos específicos e competências a adquirir: delimitar a dimensão profissional do Psicólogo da Educação; discutir a instrumentalidade dos conteúdos veiculados na praxis do psicólogo educacional; equacionar o(s) papel(éis) do Psicólogo Educacional nos diversos contextos educativos; desenvolver capacidades de observação, pesquisa e de intervenção no domínio da Psicologia da Educação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Bloco 1: Enquadramento epistemológico da Psicologia da Educação
1. Concetualização
2. Área científica
3. Dimensões fundamental e aplicada
4. Contextos e âmbitos de análise/intervenção [contextos formais, não-formais e informais]
5. Competências/perfil dol (análise funcional de intervenção, em contextos diversos);
6. temas, paradigmas e metodologias de investigação;
7. temas,paradigmas e metodologias (modelos) de intervenção
Bloco 2: Psicologia da Educação e Psicologia da Instrução/escolar
1. delimitação concetual;
2. funções e modalidades de intervenção
Bloco 3: Processo ensino-aprendizagem
1. alvos e níveis de intervenção
2. agentes e componentes
3. situações educativas
Bloco 4: Observação de situações educativas
1. questões
2. instrumentos
Bloco 5: Interação educativa e aprendizagem escolar
Bloco 6: Planificação da intervenção psicoeducativa e formação profissional
1. componentes
2. elaboração de planos/programas/projetos (para candidaturas, de intervenção, …)
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira
Métodos de Avaliação
Avaliação
1. teste escrito para avaliação de conhecimentos: 50% da nota final 2. relatório de atividades de observação (por exº: visita a uma instituição; participação no âmbito de um projeto em curso; relato de experiência), individual e escrito: 50% Recurso:Teste escrito, toda a matéria: 100.0%
Bibliografia
Coll, C. (1995). Psicología y educación: Aproximacion a los objetivos y contenidos de la psicologia de la educación. In C. Coll, J. Palacios, & A. Marchesi (Eds.), Desarrollo psicológico y educación: II. Psicologia de la Educación (pp. 15-30). Madrid: Alianza.
Coll, C., et al. (1999). Psicologia da Educação. Porto Alegre: ARTMED.
Figueira, A. P. (2016). Ser Psicólogo. À Descoberta das Profissões. Lisboa, Psiclínica.
Figueira, A. P. (2013). Sou, quero ser, professor …. Tradicional, comportamentalista ou construtivista? - Manual de autoformação de professores. Guia de autoconhecimento. Germany: Novas edições académicas.
Figueira, A. P. C. (2013). Psicologia da Educação. Manual de ensino, aprendizagem e de formação. Germany: Novas edições académicas. (contem referências importantes para a unidade).
Santrock, J. W. (2002). Psicología de la Educación. Ed: Mc Graw Hill.
Santrock, J. W. (2004). Educational Psychology. Classroom update. Preparing for Praxis and Practice. Boston: McGraw