Modelos Comportamentais e Modelos Cognitivos

Ano
3
Ano lectivo
2020-2021
Código
01008868
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável os alunos terem realizado previamente as disciplinas de Modificação do Comportamento, e Psicopatologia I e II.

Métodos de Ensino

Tendo em conta que se trata de uma UC teórico-prática, a metodologia de ensino será maioritariamente expositiva, interactiva e prática, com recurso a exemplificação de situações práticas, e  trabalho em pequenos grupos na sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal desta UC consiste em promover a aquisição de conhecimentos respeitantes aos principais modelos comportamentais e cognitivos, sublinhando de que forma contribuem para a compreensão da experiência humana, em geral, e da psicopatologia em particular.

Pretende abordar-se tanto os modelos comportamentais como os modelos cognitivos, desde as perspetivas mais clássicas às perspetivas mais atuais, enfatizando não só as diferenças epistemológicas subjacentes mas ainda as diferenças na sua aplicação.

 

Competências a desenvolver

Pretende-se que os alunos: 1) adquiram conhecimentos sobre os vários modelos comportamentais e cognitivos e os saibam distinguir epistemológica e conceptualmente; 2) compreendam a sua relevância para abordar e conceptualizar a experiência humana e a psicopatologia; 3) compreendam as suas principais aplicações

Estágio(s)

Não

Programa

1.Introdução ao comportamentalismo como movimento científico e suas premissas básicas

2.Modelos básicos para a análise do comportamento

 i.condicionamento clássico

 ii.condicionamento operante

3.Modelo de transição: teoria da aprendizagem social

4.Conceito de esquema e modelos de processamento de informação

5.Modelo cognitivo de Beck

6.Outros desenvolvimentos dos modelos cognitivos

 i. O modelo focado nos Esquemas Precoces Maladaptativos de J. Young

 ii. O modelo cognitivo-interpessoal de J. Safran

7.O modelo meta-cognitivo S-REF (self-regulatory executive function model)

8. As terapias de Terceira Geração:

 i. O modelo cognitivo baseado no Mindfulness

 ii. Desenvolvimentos nos modelos operantes: pensamento e linguagem humana: a Teoria dos Moldes Relacionais (RFT) e suas aplicações - a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

 iiii. O modelo cognitivo baseado na Compaixão – Terapia focada na Compaixão

9. A relação terapêutica nos vários modelos

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cardoso Allen Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Frequência: 75.0%

Bibliografia

Beck, J. (2011). Cognitive Behavior Therapy: Basics and Beyond (2nd Ed.). New York: Guilford.

 

Clark, D.M. & Fairburn, C.G.(2009). (Eds.). Science and Practice of Cognitive Behaviour Therapy (reprinted). Oxford: Oxford University Press.

 

Crane, R.(2017). Mindfulness based cognitive therapy: distinctive features (2nd ed.). London: Routledge.

 

Gilbert, P.(2010). Compassion focused therapy: distinctive features. London: Routledge.

 

Martin, G. & Pear, J. (2015). Behavior modification. What it is and how to do it (10th ed). London and NY: Routledge.

 

Hayes, S. C. (2012). Acceptance and commitment therapy: the process and practice of midful change (2nd. ed.). New York: Guilford Press.

 

Rafaeli, E., Bernstein, D.P. & Young, J.(2010). Schema therapy: distinctive features. New York: Routledge.

 

Sturmey, P. (2008). Behavioral Case Formulation and Intervention: A Functional Analytic Approach. Wiley-Blackwell.

 

Wells, A.(2008). Emotional disorders and metacognition. Chichester: Wiley.