Modelos Comportamentais e Modelos Cognitivos

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01008868
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável os alunos terem realizado previamente as disciplinas de Modificação do Comportamento, Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica e Psicopatologia I e II.

Métodos de Ensino

Tendo em conta que se trata de uma UC teórico-prática, a metodologia de ensino será maioritariamente expositiva, interactiva e prática, com recurso a exemplificação de situações práticas, e  trabalho em pequenos grupos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos

Os objetivos desta UC consistem na transmissão de conhecimentos respeitantes aos principais modelos comportamentais e cognitivos, sublinhando de que forma contribuem para a compreensão da experiência humana, em geral, e da psicopatologia em particular.

Pretende abordar-se, tanto os modelos comportamentais como os modelos cognitivos, desde as perspetivas mais clássicas às perspetivas mais atuais, enfatizando não só as diferenças epistemológicas subjacentes mas ainda as diferenças na sua aplicação.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos: 1) adquiram conhecimentos dos vários modelos comportamentais e cognitivos e os saibam distinguir epistemológica e conceptualmente; 2) compreendam a sua relevância para abordar e conceptualizar a experiência humana e a psicopatologia; 3) compreendam as suas principais aplicações.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Modelos Comportamentais
a) Introdução ao comportamentalismo como movimento científico e suas premissas básicas
b) O que há de radical no comportamentalismo radical
c) Modelos básicos para a análise do comportamento: condicionamento clássico e condicionamento operante;princípios e conceitos fundamentais
d) Desenvolvimentos nos modelos operantes: pensamento e linguagem humana – a Teoria dos Moldes Relacionais (RFT-Relational Frame Theory) e suas aplicações
e) Teorias da aprendizagem e terapias psicológicas
f) O modelo de Aceitação e Compromisso (ACT)

2. Modelos cognitivos
a) Conceito de esquema e modelos de processamento de informação
b) Modelo cognitivo de Beck
c) Novos desenvolvimentos dos modelos cognitivos
O modelo focado nos Esquemas Precoces Maladaptativos de J. Young
O modelo cognitivo-interpessoal de J. Safran
d) O modelo meta-cognitivo S-REF (self-regulatory executive function model)
e) O modelo cognitivo baseado no Mindfulness
f) O modelo cognitivo baseado na Auto-Compaixão

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cardoso Allen Gomes

Métodos de Avaliação

Periódica
Exame: 50.0%
Trabalho de revisão bibliográfica ou caso pratico: 50.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Blackledge, J.T.(2003). And introduction to Relational Frame Theory: basics and applications. The Behavior Analist Today, 3, 421-433.

Clark, D.M. & Fairburn, C.G.(1997)(Eds.). Science and Practice of Cognitive Behaviour Therapy. Oxford: Oxford University Press. (pp.1-46)

 

Crane, R.(2009). Mindfulness based cognitive therapy: distinctive features. London: Routledge.

 

Gilbert, P.(2010). Compassion focused therapy: distinctive features. London: Routledge.

 

Hayes, S.C., Luoma, J.B., Bond, F.W., Masuda, A. & Lillis, J.(2006). Acceptance and Commitment Therapy: Model, processes and outcomes. Behaviour Research and Therapy, 44, 1-25.

 

Rafaeli, E., Bernstein, D.P. & Young, J.(2010). Schema therapy: distinctive features. New York: Routledge.

 

Sturmey, P.(2008). Behavioral Case Formulation and Intervention: A Functional Analytic Approach. Wiley-Blackwell.

 

Wells, A.(2000). Emotional disorders and metacognition. Chichester: Wiley. (pp. 3-32)