História e Epistemologia da Psicologia
1
2024-2025
01008832
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são necessários pré-requisitos; é recomendado o domínio da leitura em língua inglesa para leituras complementares.
Métodos de Ensino
Expositivo, leituras de textos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos: Promover o conhecimento relativo à história da psicologia e conceitos à fundamentação epistemológica do desenvolvimento de teorias e construtos científicos. Promover a reflexão nos temas centrais do processo de cientificação da psicologia e identificar os principais autores, escolas de pensamento epistemológico, bem como as suas aplicações para temas atuais, relacionados com a psicologia.
Competências: Identificar, no amplo contexto do desenvolvimento da psicologia como disciplina científica, influências sociais e teóricas que contribuem para o desenvolvimento da psicologia (e / ou refutação) de algumas abordagens teóricas; Caracterizar e situar momentos cronologicamente significativos do desenvolvimento da Psicologia científica como um todo, identificando os problemas abordados, as metodologias utilizadas e as interpretações dominantes.
Estágio(s)
NãoPrograma
I.Influências filosóficas na emergência da psicologia; Referência a escolas/correntes/movimentos ao longo da história da psicologia (e.g. Estruturalismo; Funcionalismo; Humanismo; Behaviorismo, Gestalt; Teorias da aprendizagem Social; Psicanálise; cognitivismo. A influência da época & contexto social-político no desen-volvimento/aceitação de modelos teóricos particulares.
II. Epistemologia
1.Questões introdutórias:Conhecimento científico: características gerais. O conhecimento não científico e pseudo-científico.
Teorias epistemológicas (e.g. Popper; Lakatos; Kuhn).3. Questões fundamentais a debater: a) a natureza e âmbito do conhecimento científico, (conceitos, categorias e linguagem): b) Disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nas ciências na atualidade. Análise do lugar da Psicologia neste contexto.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Manuel Malaquias Pires Urbano
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Cohen, D. (2015). Psychologists on psychology (Classic Ed.). London & New York:Routledge
Boyd, R., Gasper, P., & Trout, J.D. (Eds.). (1991).The philosophy of science. Cambridge, MA:MIT
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Goodwin, C.J. (2005).História da Psicologia moderna. São Paulo:Cultrix
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Jesuíno, J.C. (2002).Psicologia (3ª ed.), Lisboa:Quimera
Machado, T.S.(2014). Contributos para a afirmação da psicologia em Portugal:o contributo de Alves dos Santos e Sílvio Lima.
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