História e Epistemologia da Psicologia

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01008832
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são necessários pré-requisitos; é recomendado o domínio da leitura em língua inglesa para leituras complementares.

Métodos de Ensino

Expositivo, leituras de textos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: Promover o conhecimento relativo à história da psicologia e conceitos à fundamentação epistemológica do desenvolvimento de teorias e construtos científicos. Promover a reflexão nos temas centrais do processo de cientificação da psicologia e identificar os principais autores, escolas de pensamento epistemológico, bem como as suas aplicações para temas atuais, relacionados com a psicologia.  

Competências: Identificar, no amplo contexto do desenvolvimento da psicologia como disciplina científica, influências sociais e teóricas que contribuem para o desenvolvimento da psicologia (e / ou refutação) de algumas abordagens teóricas; Caracterizar e situar momentos cronologicamente significativos do desenvolvimento da Psicologia científica como um todo, identificando os problemas abordados, as metodologias utilizadas e as interpretações dominantes.

Estágio(s)

Não

Programa

I.Influências filosóficas na emergência da psicologia; Referência a escolas/correntes/movimentos ao longo da história da psicologia (e.g. Estruturalismo; Funcionalismo; Humanismo; Behaviorismo, Gestalt; Teorias da aprendizagem Social; Psicanálise; cognitivismo. A influência da época & contexto social-político no desen-volvimento/aceitação de modelos teóricos particulares.

II. Epistemologia

1.Questões introdutórias:Conhecimento científico: características gerais. O conhecimento não científico e pseudo-científico.

Teorias epistemológicas (e.g. Popper; Lakatos; Kuhn).3. Questões fundamentais a debater: a) a natureza e âmbito do conhecimento científico, (conceitos, categorias e linguagem): b) Disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nas ciências na atualidade. Análise do lugar da Psicologia neste contexto.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Cohen, D. (2015). Psychologists on psychology (Classic Ed.). London & New York:Routledge

Boyd, R., Gasper, P., & Trout, J.D. (Eds.). (1991).The philosophy of science. Cambridge, MA:MIT

Benjamin, L.T. (2014).A brief history of modern psychology. Wiley

Benson, N. (2012). The Psychology Book. London, New York

Braconnier, A. (1998).Psicologia dinâmica e psicanálise.

Danzinger, K. (1990).Constructing the subject. Cambridge:Cambridge University Press

Danzinger, K. (2013).Psychology and its history, Theory and Psychology, 23(6), 829-839

Goodwin, C.J. (2005).História da Psicologia moderna. São Paulo:Cultrix

Hothersall, D. (2006).História da Psicologia (4ªed.).McGrawHill

Jesuíno, J.C. (2002).Psicologia (3ª ed.), Lisboa:Quimera

Machado, T.S.(2014). Contributos para a afirmação da psicologia em Portugal:o contributo de Alves dos Santos e Sílvio Lima.

Machado,T.S.(2019). Psicologia Geral. Universidade Aberta

Jesuíno, J.C. (2002).Psicologia (3ª ed.), Lisboa:Quimera.