História e Epistemologia da Psicologia
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2020-2021
01008832
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são necessários pré-requistos. É aconselhado o domínio da língua inglesa para leituras adicionais.
Métodos de Ensino
Exposição teórica, apoiada na apresentação de materiais audiovisuais (nomeadamente diapositivos, disponíveis em formato PDF). Reflexão oral ou escrita a partir da apresentação de materiais audiovisuais. Análise e discussão de textos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
Dotar os alunos de conhecimentos acerca da história da Psicologia e dos princípios epistemológicos subjacentes ao desenvolvimento de teorias e constructos científicos. Incentivar a reflexão dos pontos nodais do processo de cientificação da Psicologia, e conhecimento dos principais autores e escolas do pensamento. O aluno deve ser capaz de reconhecer correntes significativas da História da Psicologia, autores e escolas associados, assim como de refletir sobre a sua aplicação às questões atuais.
Competências:
Identificar influências teóricas e sociais que contribuam para o desenvolvimento, consolidação (ou refutação) de algumas perspetivas teóricas significativas para o desenvolvimento da disciplina; Caracterizar e situar cronologicamente as principais etapas de construção da Psicologia como um todo, razões subjacentes à sua legitimação, e identificar problemas e métodos dominantes.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. História
Influências filosóficas na emergência da psicologia; Referência a escolas/correntes/movimentos ao longo da história da psicologia (e.g. Estruturalismo; Funcionalismo; Humanismo; Behaviorismo, Ges-talt; Teorias da aprendizagem Social; Psicanálise; cognitivismo. A influência da época & contexto social-político no desenvolvimento/aceitação de modelos teóricos particulares.
II. Epistemologia
1. Questões introdutórias:Conhecimento científico: características gerais. O conhecimento não científico e pseudo-científico.
2. Teorias epistemológicas (e.g. Popper; Lakatos; Kuhn).
3. Questões fundamentais a debater: a) a natureza e âmbito do conhecimento científico, (conceitos, categorias e linguagem): b) Disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nas ciências na atualidade. Análise do lugar da Psicologia neste contexto.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Manuel Malaquias Pires Urbano
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Cohen, D. (2015). Psychologists on psychology (Classic Ed.). London & New York:Routledge
Boyd, R., Gasper, P., & Trout, J.D. (Eds.). (1991).The philosophy of science. Cambridge, MA:MIT
Benjamin, L.T. (2014).A brief history of modern psychology. Wiley
Braconnier, A. (1998).Psicologia dinâmica e psicanálise. Lisboa:Climepsi
Danzinger, K. (1990).Constructing the subject. Cambridge:Cambridge University Press
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Goodwin, C.J. (2005).História da Psicologia moderna. São Paulo:Cultrix
Hothersall, D. (2006).História da Psicologia (4ªed.).McGrawHill
Jesuíno, J.C. (2002).Psicologia (3ª ed.), Lisboa:Quimera
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Koch, S., & Leary, D.E. (1995).A century of psychology as science.Washington:APA
Kuhn, T. (1962).The structure of scientific revolutions. Chicago:The University of Chicago Press
Popper, K. (1963).Conjecturas e refutações. Coimbra:Almedina.