História e Epistemologia da Psicologia
1
2017-2018
01008832
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Métodos de Ensino
A componente teórica – aulas expositivas
A componente TP – são discutidos textos elucidativos de questões/métodos/investigações relativos a diferentes autores/teorias que fazem a história da Psicologia.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo global desta disciplina é dotar os alunos de conhecimentos acerca da história da Psicologia, e de princípios epistemológicos subjacentes ao desenvolvimento de teorias e ideias da história da Psicologia. A Epistemologia articula-se incentiva reflexão dos pontos nodais do processo de cientificação da Psicologia, e conhecimento dos principais autores e escolas do pensamento. O aluno deve ser capaz de reconhecer correntes significativas da Epistemologia, e os autores associados (Popper, Kuhn, Lakatos), bem como de reflectir sobre a sua aplicação às questões actuais da Psicologia.
As competências passam por:
– Identificar influências teóricas e sociais que contribuam para o desenvolvimento, consolidação ou, abandono de algumas perspectivas teóricas significativas para o desenvolvimento da área;
– Caracterizar e situar cronologicamente as principais etapas de construção da psicologia, razões subjacentes à sua legitimação, e identificar problemas e métodos dominantes.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução
- Influências filosóficas (empirismo, associacionismo, racionalismo, romantismo); Influências neurofiológicas
2. Início da Psicologia na Alemanha.
- W.Wundt; E. Titchener; Leipzg / Würzburg; Gestalt (M.Wertheimer, W. Köhler).
3. Expansão da Psicologia nos E.U.
- Funcionalismo; O início do behaviorismo; Teorias da aprendizagem social e cognitiva.
4. Doença mental e o início da psicanálise:
- Primórdios: contribuição francesa; Contexto sócio-histórico e abordagem do inconsciente.
5. Estudo experimental da inteligência: Binet
Epistemologia:
I. Considerações sobre Epistemologia: Ciência e Psicologia científica; O poder hegemónico da corrente dominante da Psicologia.
1.1 Noções básicas em Epistemologia (e.g. indução, dedução, verificação, falsificação)
1.2. Temas, autores e escolas epistemológicas: Positivismo Lógico; Popper; Lakatos; Kuhn
II. O que é a Ciência ?
III. Fontes do conhecimento em Ciência e em Psicologia.
IV. Método científico.
V. Ciência e pseudo-Ciência
Docente(s) responsável(eis)
Maria Teresa Mesquita Carvalho Sousa Machado
Métodos de Avaliação
Periódica
Avaliação T. – Exame : 50.0%
Avaliação periódica – frequência (pode ser substituída por trabalho) : 50.0%
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Goodwin, C. J. (2005). História da Psicologia Moderna (2ª ed.) São Paulo: Cultrix.
Hothersal(2006). História da Psicologia. 4ª ed. São Paulo: MacGraw-Hill.
Hock, R. R. (1995). Forty studies that changed psychology: explorations into the history of psychological research.N. J.: Prentice Hall.
Jansz, J. & van Drunen, P. (2004). A social history of psychology. Malden: Blackwell.
Leahey, T. H. (1994). A history of modern psychology, 2nd ed., N. J.: Prentice-Hall.
Koch, S., & Leary, D. E. (1995). A century of psychology as science. Washington: APA.
(Obras de ref. de Karl Popper, Thomas Kuhn e Imre Lakatos)
Campbell, D.T. & Overman, S., Eds. (1988). Methodology and epistemology for social science: selected papers. Chicago: The Uni. Chicago Press.
Goldman, A.I. (1998). Epistemology and cognition. Cambridge, MA : Harvard Univ. Press.
Radnitzky, G.; Bartley, W. W.,Eds. & Popper, K., Contributor (1993). Evolutionary epistemology, rationality, and the sociology of knowledge. Open Court Publis. Company.