Dinâmicas da Paz e dos Conflitos

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01008810
Área Científica
Ciência Política-Relações Internacionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas visarão fazer o enquadramento geral sobre cada tópico, a partir da literatura existente, enquanto as aulas práticas consistirão na análise mais aprofundada dos tópicos a partir da discussão e debate de textos e estudos de caso.

Em termos de avaliação, serão organizadas apresentações individuais e em grupo em aula. Serão ainda definidos trabalhos escritos individuais (fichas de leitura, análises de imprensa, ou outros).

Avaliação: Regime geral (exame final – 100%) ou avaliação contínua (trabalhos individuais e de grupo – 100%).

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais:

Capacidade de demonstrar conhecimento compreensivo e sistemático das principais questões e quadros teóricos e práticas no estudo da paz e conflitos.

 Objetivos específicos:

Compreensão e aplicação de conceitos, elementos e tendências na evolução das dinâmicas de paz e conflitos à escala internacional; comparação das estratégias implementadas na prevenção e resolução de conflitos; análise das problemáticas contemporâneas aplicadas à temática.

 Competências específicas:

Competências de análise e compreensão de questões de paz e conflito pós-Guerra Fria: explicação da eclosão dos conflitos e interpretação das estratégias de intervenção e resolução recorrendo a estudos de caso.

 Competências genéricas:

Capacidade de investigação e análise crítica; recolha, análise e classificação de dados e de informação de diferentes fontes em diferentes línguas; capacidade de expressão oral e escrita; construção lógica de argumentos.

Estágio(s)

Não

Programa

PARTE I

1. A tradição vestefaliana: as ‘velhas’ guerras

2. A nova conflitualidade

2.1 Conceitos e Tendências

a. Processos

i. Estados frágeis, falhados e colapsados

ii. Emergências políticas complexas

Estudos de caso: Balcãs; Somália

b. Elementos

i. Etnia e religião como fonte de conflito

ii. Culturas de violência

iii. Economias políticas de guerra

Estudos de caso: Sudão, Angola

PARTE II

3. Estratégias de intervenção: o papel dos atores externos na prevenção de conflitos e reconstrução da paz

a. PREVENÇÃO DOS CONFLITOS

- Conceitos: prevenção operacional e prevenção estrutural; alerta precoce;

- Mecanismos das Nações Unidas- Bons ofícios do Secretário-Geral das NU

- Sanções das Nações Unidas: Estudo de caso: Iraque

b. AÇÃO MILITAR - A intervenção humanitária

Estudo de caso: Kosovo vs. Darfur vs. Iraque

c. O MODELO DE CONSOLIDAÇÃO DA PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS

- Dimensão militar e de segurança

- Dimensão político-constitucional

- Dimensão económica

- Dimensão psicossocial.

Docente(s) responsável(eis)

Daniela Rute dos Santos Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Avaliação - Continua
Trabalhos individuais e de grupo : 100.0%

Bibliografia

Ramsbotham, Oliver et al (2005) Contemporary Conflict Resolution. Cambridge: Polity Press

Hampson, Fen Osler; Malone, David (eds) (2002), From Reaction to Conflict Prevention: Opportunities for the UN System. London: Lynne Rienner Publishers

Kaldor, Mary (1999), New and old wars: organized violence in a global era. Cambridge: Polity Press

Chester Crocker et al (eds) (2006), Leashing the dogs of war: conflict management in a divided world. Washington: United States Institute for Peace.

Darby, John; MacGinty, Roger (eds) (2003), Contemporary Peacemaking. Basingstoke: Palgrave Macmillan

Pugh, Michael (2005) “The political economy of peacebuilding: a critical theory perspective” International Journal of Peace Studies. 10(2), 23-42

Duffield, Mark (2001) Global Governance and the New Wars: The merging of development and security. London: Zed Books

Jeong, Ho-Won (2008) Understanding Conflict and Conflict Analysis. London: SAGE Publications