Sociologia da Cultura e da Comunicação
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2024-2025
01008758
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Introdução à Sociologia, Pensamento Sociológico Clássico; Teorias Sociológicas.
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas, compostas de uma parte expositiva complementada com a participação dos alunos. É valorizada a aplicação dos conceitos apreendidos à realidade atual e a projetos de investigação em curso. Nas aulas que incluem a discussão dos textos obrigatórios, há sempre uma breve síntese dos textos por parte do docente, seguida da apresentação dos mesmos por parte dos alunos e de discussão coletiva. O principal objetivo é desenvolver nos alunos uma capacidade de interpretação autónoma e refletida dos textos dos autores, contextualizando-os na época e nos debates coevos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais
Introdução aos principais eixos temáticos, abordagens teóricas e metodológicas das sociologias da cultura e da comunicação e às relações entre estas e os domínios dos estudos culturais e dos estudos da comunicação.
Objetivos específicos
Operacionalização dos quadros das sociologias da cultura e da comunicação através da análise do contexto português.
Competências Genéricas
Domain de conhecimentos teórico-conceptuais básicos nestes domínios.
Aplicação desses conhecimentos à análise de instituições, atores sociais, práticas e objetos dos universos da cultura e da comunicação.
Análise crítica dos fenómenos e objetos culturais e da informação.
Competências específicas
Análise e interpretação de textos especializados.
Apresentação oral de textos ou temáticas;
Pesquisa bibliográfica e de informação empírica;
Elaboração de trabalhos, articulando conhecimentos teóricos e análise bibliográfica de carácter empírico.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A cultura como objecto da sociologia
1.1. Do conceito de cultura – da abordagem antropológica à concepção da sociologia da cultura;
1.2. A sociologia e a cultura – principais problemáticas e posições teóricas.
2. A comunicação como conhecimento público
2.1 História dos meios de comunicação social.
2.2 Teorias sobre a relação entre os meios de comunicação social e a sociedade.
3. As esferas da cultura e da comunicação em Portugal:
3.1. Instituições, equipamentos e atividades culturais: do século XIX aos nossos dias.
3.2. Os meios de comunicação social em Portugal.
3.2. Políticas culturais e de comunicação: do Estado Novo ao Portugal democrático.
3.3. Indicadores de produção e de consumo cultural.
3.4. O campo da comunicação social em Portugal: audiências e públicos.
Métodos de Avaliação
Avaliação Continua
Realização de trabalhos escritos (fora das aulas) e apresentações orais (nas aulas) – 50%, com a realização de exame para os restantes 50%, exigindo a presença dos alunos em 50% das aulas: 100.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
ADORNO, Theodor W. - Sobre a indústria da cultura. Coimbra : Angelus Novus, 2003. [BP 316.7 ADO]
BALNAVES, Mark ; DONALD, Stephanie ; SHOESMITH, Brian - Media theories and approaches : a global perspective. Basingstoke : Palgrave Macmillan, 2009.
BECKER, Howard - Art worlds. Berkeley : University of California Press, 1984. [BP 316.7 BEC]
BOURDIEU, Pierre - As regras da arte : génese e estrutura do campo literário. Lisboa : Editorial Presença, 1996. [BP 316.7 BOU]
HESMONDHALGH, David – The cultural industries. London : Sage Publications, 2002. [BP 316.7 HES]
McQUAIL, Denis - Teoria da comunicação de massas. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. [BP 316.7 MCQ]
WOLF, Mauro — Teorias da comunicação. 6ª ed. Lisboa : Editorial Presença, 2001. [BP 316.7 WOL]