Sociologia da Cultura e da Comunicação

Ano
0
Ano lectivo
2024-2025
Código
01008758
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução à Sociologia, Pensamento Sociológico Clássico; Teorias Sociológicas.

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, compostas de uma parte expositiva complementada com a participação dos alunos. É valorizada a aplicação dos conceitos apreendidos à realidade atual e a projetos de investigação em curso. Nas aulas que incluem a discussão dos textos obrigatórios, há sempre uma breve síntese dos textos por parte do docente, seguida da apresentação dos mesmos por parte dos alunos e de discussão coletiva. O principal objetivo é desenvolver nos alunos uma capacidade de interpretação autónoma e refletida dos textos dos autores, contextualizando-os na época e nos debates coevos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

Introdução aos principais eixos temáticos, abordagens teóricas e metodológicas das sociologias da cultura e da comunicação e às relações entre estas e os domínios dos estudos culturais e dos estudos da comunicação.

Objetivos específicos

Operacionalização dos quadros das sociologias da cultura e da comunicação através da análise do contexto português.

Competências Genéricas

Domain de conhecimentos teórico-conceptuais básicos nestes domínios.

Aplicação desses conhecimentos à análise de instituições, atores sociais, práticas e objetos dos universos da cultura e da comunicação.

Análise crítica dos fenómenos e objetos culturais e da informação.

Competências específicas

Análise e interpretação de textos especializados.

Apresentação oral de textos ou temáticas;

Pesquisa bibliográfica e de informação empírica;

Elaboração de trabalhos, articulando conhecimentos teóricos e análise bibliográfica de carácter empírico.

 

Estágio(s)

Não

Programa

1.  A cultura como objecto da sociologia

1.1. Do conceito de cultura – da abordagem antropológica à concepção da sociologia da cultura;

1.2. A sociologia e a cultura – principais problemáticas e posições teóricas.

2.  A comunicação como conhecimento público

2.1 História dos meios de comunicação social.

2.2 Teorias sobre a relação entre os meios de comunicação social e a sociedade.

3.  As esferas da cultura e da comunicação em Portugal:

3.1. Instituições, equipamentos e atividades culturais: do século XIX aos nossos dias.

3.2. Os meios de comunicação social em Portugal.

3.2. Políticas culturais e de comunicação: do Estado Novo ao Portugal democrático.

3.3. Indicadores de produção e de consumo cultural.

3.4. O campo da comunicação social em Portugal: audiências e públicos.

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
Realização de trabalhos escritos (fora das aulas) e apresentações orais (nas aulas) – 50%, com a realização de exame para os restantes 50%, exigindo a presença dos alunos em 50% das aulas: 100.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

ADORNO, Theodor W. - Sobre a indústria da cultura. Coimbra : Angelus Novus, 2003. [BP 316.7 ADO]

BALNAVES, Mark ; DONALD, Stephanie ; SHOESMITH, Brian - Media theories and approaches : a global perspective. Basingstoke : Palgrave Macmillan, 2009.

BECKER, Howard - Art worlds. Berkeley : University of California Press, 1984. [BP 316.7 BEC]

BOURDIEU, Pierre - As regras da arte : génese e estrutura do campo literário. Lisboa : Editorial Presença, 1996. [BP 316.7 BOU]

HESMONDHALGH, David – The cultural industries. London : Sage Publications, 2002. [BP 316.7 HES]

McQUAIL, Denis - Teoria da comunicação de massas. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. [BP 316.7 MCQ]

WOLF, Mauro — Teorias da comunicação. 6ª ed. Lisboa : Editorial Presença, 2001. [BP 316.7 WOL]