Desigualdades e Movimentos Sociais

Ano
3
Ano lectivo
2020-2021
Código
01008703
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de sociologia, quer no plano epistemológico, quer no plano teórico. Sugere-se a inscrição após completar as disciplinas do 1.º ano e do 2.º do plano indicativo.

Métodos de Ensino

As sessões letivas incluem duas dimensões: uma mais expositiva, com apresentação pelo docente dos principais conceitos, autores e teorias; outra envolvendo os estudantes e que prevê a sua participação ativa nas discussões em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais-Fornecer aos estudantes os instrumentos teórico-analíticos necessários à compreensão das desigualdades sociais e dos movimentos sociais nas sociedades contemporâneas. Objetivos específicos-Consolidar os conhecimentos produzidos sobre as diferentes formas de desigualdade social e aos diversos tipos de movimentos sociais que marcaram a mudança social desde o século XIX.Competências genéricas-Os estudantes devem dominar os conceitos centrais em torno da discussão das desigualdades e das diferenças socialmente estruturadas e distinguir entre as diferentes correntes teóricas explicativas dos movimentos sociais.Competências específicas-Os estudantes da unidade curricular devem adquirir as seguintes competências específicas:- capacidade de leitura e interpretação de dados oficiais sobre desigualdades;- construção de indicadores de desigualdades;identificação dos fatores estruturantes das desigualdades;conhecimento da especificidade dos novos e novíssimos movimentos sociais.

Estágio(s)

Não

Programa

  • O conceito de “desigualdade social” em Marx e Max Weber;
  • A distinção entre “desigualdade” e “diferença”; as desigualdades enquanto “diferenças não desejadas”;
  • O movimento operário e o sindicalismo; experiências e formas de ação coletiva nos séculos XIX e XX;
  • Os novos movimentos sociais (NMSs) dos anos sessenta e o maio de 1968;
  • Principais correntes teóricas dos NMS (A. Touraine; A. Melucci; C. Offe; R. Inglehart; R. Crompton; B. Ehrenreich);
  • Movimentos globais contra-hegemónicos e o Fórum Social Mundial (Boaventura de Sousa Santos);
  • A desigualdade sexual (de género) e o movimento feminista (V. Ferreira);
  • Novos movimentos sociolaborais e o ciberativismo (precários, geração à Rasca, indignados, etc).

Docente(s) responsável(eis)

Ana Raquel Borges Barros de Matos

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Continua
Apresentações orais: 20.0%
A elaboração de um ensaio crítico: 30.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

ALVAREZ, S. et al. (eds.) (2000), Cultura e Política nos Movimentos Sociais Latino-Americanos. Belo Horizonte: Ed. UFMG,  465-502.

COHEN, J. L.; A. ARATO (1992), Civil Society and Political Theory. Cambridge: MIT Press.

EDER, K. (1993), The New Politics of Class. Londres: Sage.

EYERMAN, R.; A. Jamison (1991), Social Movements. A Cognitive Approach. Cambridge: Polity Press

GOODWIN, J.; JASPERS, M. (Eds.) (2003), Social Movements Reader: Cases and Concepts. Malden/MA: Blackwell.

MELUCCI, A. (1998), Nomads of the Present. London: Hutchinson.

SANTOS, B.  (2005), Fórum Social Mundial: Manual de Uso. Porto: Afrontamento.

THERBORN, G. (ed.) (2006), Inequalities of the World. London: Verso.

TOURAINE, A. (2006), “Na fronteira dos movimentos sociais”, Sociedade e Estado, 21(1), 17-28.

VRADIS, A.; D. DALAKOGLOU (eds.) (2011), Revolt and Crisis in Greece: between a Present Yet to Pass and a Future Still to Come. London: AK Press & Occupied London