Classes Sociais e Estratificação
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2024-2025
01008676
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de sociologia, quer no plano epistemológico, quer no plano teórico. Sugere-se a inscrição após completar as disciplinas do 1º ano do plano indicativo.
Métodos de Ensino
Serão divididas em duas componentes, uma parte mais de exposição teórica e clarificação de conceitos por parte do docente, outra de envolvimento dos estudantes nos debates e reflexão a partir dos materiais em discussão. Exemplos práticos sobre temas sociais da atualidade serão usados para ilustrar cada uma das matérias em causa.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais:
A presente unidade curricular tem como principal objetivo fornecer aos estudantes de sociologia os principais instrumentos teórico-analíticos necessários à compreensão das problemáticas da análise de classes e da estratificação social nas sociedades modernas. Para tal, recuperam-se teorias e correntes de análise, desde os autores clássicos (K. Marx e M. Weber, em particular) e apresenta-se as correntes teóricas mais atuais, quer as que se inserem em cada uma dessas correntes, quer outras propostas que delas se demarcam ou que nelas se inspiram para lhes acrescentar novos desenvolvimentos.
Objetivos específicos:
Levar os estudantes a compreender a natureza sociológica dos processos de estruturação das desigualdades sociais.
Competências genéricas:
Conhecimentos-base em sociologia
Competências específicas:
Ter frequentado disciplinas de introdução à sociologia.
Estágio(s)
NãoPrograma
• Marx e o paradigma marxista; o conceito de “classe social” e a perspetiva marxista sobre a sociedade capitalista;
• Pressupostos do paradigma weberiano; classes, status e partidos em Max Weber; prestígio, poder e riqueza;
• Teoria da estratificação social: o modelo de Davies e Moore; talento, oportunidades e recompensas; o pressuposto individualista;
• O conceito de mobilidade social; tipologia de mobilidade: intra e inter-geracional; ascendente, descendente e horizontal;
• Mobilidade objectiva e subjectiva; a ilusão de mobilidade e o “efeito escada rolante”;
• Potencialidades e limites de um modelo de sociedade meritocrática (F. Parkin); Grupos de referência e privação relativa (R. Merton e J. M. Maravall);
• A classe média: como se constrói e como se descontrói. O caso português
• Desigualdades, mobilidade e conflito (J. Goldthorpe; R. Dahrendorf; P. Bourdieu);
• Análise da sociedade portuguesa; mobilidade social e mudança estrutural.
Docente(s) responsável(eis)
Sílvia Margarida Violante Portugal Correia
Métodos de Avaliação
Avaliação Continua
Apresentação e discussão oral de um texto e pela realização de uma ficha de leitura por escrito: 40.0%
A realização de exame final: 60.0%
Bibliografia
BOURDIEU, Pierre - A distinção : uma crítica social da faculdade do juízo. Lisboa : Edições 70, 2010. [BP 316.7 BOU]
DAHRENDORF, Ralf - As classes e seus conflitos na sociedade industrial. Brasília : Universidade de Brasília, 1982. [BP 316.3 DAH]
DESIGUALDADES sociais 2010 : estudos e indicadores. Org. Renato Miguel do Carmo. Lisboa : Editora Mundos Sociais, 2010. p. 191-206. [BP 304 DES]
ESTANQUE, Elísio - A classe média : ascensão e declínio. Lisboa : Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2012. [BP 316.4 EST]
WRIGHT, Erik Olin - Classes. London : Verso, 1985. [BP 316.3 WRI]