Classes Sociais e Estratificação

Ano
3
Ano lectivo
2024-2025
Código
01008676
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de sociologia, quer no plano epistemológico, quer no plano teórico. Sugere-se a inscrição após completar as disciplinas do 1º ano do plano indicativo.

Métodos de Ensino

Serão divididas em duas componentes, uma parte mais de exposição teórica e clarificação de conceitos por parte do docente, outra de envolvimento dos estudantes nos debates e reflexão a partir dos materiais em discussão. Exemplos práticos sobre temas sociais da atualidade serão usados para ilustrar cada uma das matérias em causa.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais:
A presente unidade curricular tem como principal objetivo fornecer aos estudantes de sociologia os principais instrumentos teórico-analíticos necessários à compreensão das problemáticas da análise de classes e da estratificação social nas sociedades modernas. Para tal, recuperam-se teorias e correntes de análise, desde os autores clássicos (K. Marx e M. Weber, em particular) e apresenta-se as correntes teóricas mais atuais, quer as que se inserem em cada uma dessas correntes, quer outras propostas que delas se demarcam ou que nelas se inspiram para lhes acrescentar novos desenvolvimentos.

Objetivos específicos:
Levar os estudantes a compreender a natureza sociológica dos processos de estruturação das desigualdades sociais.

Competências genéricas:
Conhecimentos-base em sociologia

Competências específicas:
Ter frequentado disciplinas de introdução à sociologia.

Estágio(s)

Não

Programa

• Marx e o paradigma marxista; o conceito de “classe social” e a perspetiva marxista sobre a sociedade capitalista;

• Pressupostos do paradigma weberiano; classes, status e partidos em Max Weber; prestígio, poder e riqueza;

• Teoria da estratificação social: o modelo de Davies e Moore; talento, oportunidades e recompensas; o pressuposto individualista;

• O conceito de mobilidade social; tipologia de mobilidade: intra e inter-geracional; ascendente, descendente e horizontal;

• Mobilidade objectiva e subjectiva; a ilusão de mobilidade e o “efeito escada rolante”;

• Potencialidades e limites de um modelo de sociedade meritocrática (F. Parkin); Grupos de referência e privação relativa (R. Merton e J. M. Maravall);

• A classe média: como se constrói e como se descontrói. O caso português

• Desigualdades, mobilidade e conflito (J. Goldthorpe; R. Dahrendorf; P. Bourdieu);

• Análise da sociedade portuguesa; mobilidade social e mudança estrutural.

Docente(s) responsável(eis)

Sílvia Margarida Violante Portugal Correia

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
Apresentação e discussão oral de um texto e pela realização de uma ficha de leitura por escrito: 40.0%
A realização de exame final: 60.0%

Bibliografia

BOURDIEU, Pierre - A distinção : uma crítica social da faculdade do juízo. Lisboa : Edições 70, 2010. [BP 316.7 BOU]

DAHRENDORF, Ralf - As classes e seus conflitos na sociedade industrial. Brasília : Universidade de Brasília, 1982. [BP 316.3 DAH]

DESIGUALDADES sociais 2010 : estudos e indicadores. Org. Renato Miguel do Carmo. Lisboa : Editora Mundos Sociais, 2010. p. 191-206. [BP 304 DES]

ESTANQUE, Elísio - A classe média : ascensão e declínio. Lisboa : Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2012. [BP 316.4 EST]

WRIGHT, Erik Olin - Classes. London : Verso, 1985. [BP 316.3 WRI]