Oficina de Leitura Temática

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
01008641
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Cultura Geral / Forte interesse pelas Ciências Sociais

Métodos de Ensino

As sessões de trabalho são dedicadas à leitura orientada e coletiva de excertos de textos e filmes selecionados. Os estudantes são treinados na técnica de leitura de textos e filmes científicos de ciências sociais e das respetivas estratégias argumentativas. Ao mesmo tempo, aprendem a elaborar sínteses detalhadas de conteúdos (textos ou imagens) e treinam técnicas de exposição oral de textos e apresentações em público.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais Apresentar, compreender e debater possíveis diferentes quadros de análise do funcionamento das sociedades contemporâneas, bem como a sua evolução recente.

 

Objetivos específicos Treinar e enquadrar a capacidade de compreensão e avaliação das construções sociais da realidade.

 

Competências genéricas Criação de capacidades de análise, de transmissão de conceitos, bem como de comunicação oral e escrita.

 

Competências específicas Fomentar o gosto e os hábitos continuados de leitura.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular está estruturada em torno da interpretação de textos e imagens sociológicas. O princípio que norteia o trabalho nesta unidade é o da leitura coletiva e orientada. Os textos e filmes em análise podem ser relativos a temáticas da Sociologia ou de autores específicos, que reflitam, uns e outros, sobre as sociedades contemporâneas, muito especialmente a portuguesa.

1. Gente diferente: quem somos, quantos somos e como vivemos. Ganhar o pão: o que fazemos. Mudar de vida: o fim da sociedade rural. Nós e os outros: uma sociedade plural. Cidadãos: direitos políticos e sociais. Igualdade e conflito: as relações sociais. Um país como os outros: uma sociedade europeia.

2. Como convém tele-viver. O país da não inscrição. O espaço não público. Que conhecimento da democracia? O pequeno infinito. Da economia dos afetos. De que é que se tem medo? Queixume, ressentimento, invejas. O vazio e o pleno. Trauma, horror e medo. O trauma português e o clima actual.

Docente(s) responsável(eis)

Hermes Augusto Tadeu Moreira da Costa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame Ou: trabalhos individuais e/ou de grupo, participação na aula: 100.0%

Bibliografia

BARRETO, António ; PONTES, Joana – Portugal, um retrato social. Lisboa : Público - Comunicação Social, 2007. [BP 316.334.3 BAR]

GIL, José – Portugal, hoje : o medo de existir. Lisboa : Relógio d’Água, 2005. [BP 141 GIL]