Estudos Sociais da População (Oficina de Projecto II)

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01008630
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de estatística.

Métodos de Ensino

Nas aulas, proceder-se-á à sistematização teórica e apresentação dos temas da unidade curricular, bem como ao debate em torno da bibliografia do programa. Realizar-se-ão vários exercícios práticos: comentário escrito de textos relacionados com o programa; interpretação e discussão de informação sobre indicadores demográficos e diferentes aspetos da estrutura social das populações; cálculo e interpretação de diversos indicadores demográficos; comentários de dados quantitativos e qualitativos que possibilitem a comparação de diferentes realidades sociais e históricas.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos
a) conhecer o objeto da demografia e conhecer as principais teorias demográficas e como foram objeto de problematização; b) adquirir uma visão histórica da evolução da população mundial e portuguesa, bem como entender o impacto humano na natureza; c) conhecer e compreender os princípios elementares da análise demográfica; d) compreender as causas e consequências sociais da evolução do estado da população e dos movimentos demográficos.

Competências
a) ser capaz de problematizar as questões populacionais de uma forma sociológica e ser capaz de comunicar tal problematização (quer oralmente quer por escrito; quer individualmente, quer em grupo); b) calcular e interpretar dados empíricos relativos à estrutura demográfica, à natalidade, à mortalidade e aos movimentos migratórios, aplicando as principais técnicas de análise referentes a tais itens; c) aplicar os conhecimentos adquiridos a fenómenos atuais e processos em curso a nível mundial, europeu ou nacional.

Estágio(s)

Não

Programa

1) Fenómenos sociais e processos demográficos: a população como objeto de estudo das ciências sociais; causas e consequências sociais dos fenómenos demográficos; 2) O estudo científico da população: das reflexões iniciais sobre a população à definição do objeto de estudo da demografia; unidade e diversidade da demografia; o papel da demografia social; 3) Perspetivas demográficas: Malthus, seus antecessores e os seus críticos; o neo-malthusianismo; a transição demográfica – problematizações teóricas; 4) Crescimento populacional e desenvolvimento – história da população mundial e as suas perspetivas de evolução; a população portuguesa: principais traços de evolução; as questões do desenvolvimento sustentável: população, consumo, pobreza e ambiente; 5) Princípios de análise demográfica: a dinâmica da população; os volumes e os ritmos de crescimento populacional; as estruturas demográficas; a análise dos processos demográficos – a mortalidade, a natalidade e os movimentos migratórios.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos André Brito Correia

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
Apresentação nas aulas de observatório de imprensa efetuado em grupo : 25.0%
Teste individual : 25.0%
Trabalho individual escrito : 50.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

BAGANHA, Maria Ioannis; MARQUES, José Carlos — “População”. In Estatísticas históricas portuguesas. Coordenação de Nuno Valério. Lisboa : INE, 2001. Vol 1, cap. 2, p. 33-126. 

BANDEIRA, Mário Leston — Demografia: objecto, teorias e métodos. Lisboa: Escolar Editora, 2004.

DUPÂQUIER, Jacques — A população mundial no século XX. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

NAZARETH, J. Manuel — Demografia: a ciência da população. 2ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 2007.

POSTON, Dudley L.; MICKLIN, Michael (eds.) — Handbook of Population. New York: Springer, 2006.

ROSA, Maria João Valente; VIEIRA, Cláudia — A população portuguesa no século XX: análise dos censos de 1900 a 2001. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2003.

WEEKS, John R. — Population: an introduction to concepts and issues. 11th ed. Belmont: Wadsworth, 2012.