Modernidade e Instituições Sociais
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2016-2017
01008624
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Introdução à Sociologia e História do Mundo Contemporâneo
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular pretende promover a participação ativa dos alunos nas sessões. A UC funciona em sessões regulares dirigidas pelo/a docente responsável. No início do semestre, os alunos devem escolher o regime de avaliação (mista ou regime geral). A avaliação mista combina o envolvimento dos estudantes nas aulas (intervenções), a realização de trabalhos e testes escritos com consulta e a realização de um exame final.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais A UC aborda a modernidade ocidental e as formas a ela associadas de relação social e de identidade/subjetividade, tecnologias de vigilância, disciplina e dominação.
Objetivos específicos Abordar os debates tradicional/moderno e individuo/sociedade e temas como ordem, disciplina, ética, sujeito, identidade ou trabalho. Examinar a génese e funcionamento atual de instituições formais em Portugal: estado e sistema político, mercado, família e escola, destacando o seu papel na formação da cidadania moderna, a dinâmica das crises e as respostas institucionais a estas.
Competências genéricas Capacidade de análise crítica da modernidade ocidental e de confronto com outras modernidades.
Competências específicas Capacidade de análise do fenómeno da modernidade; capacidade de avaliação crítica acerca da modernidade ocidental; compreensão dos mecanismos de funcionamento de instituições formais da sociedade portuguesa; compreensão do debate sobre a pós-modernidade.
Estágio(s)
NãoPrograma
PARTE I – Ascensão e crise da modernidade ocidental
1. O triunfo da Modernidade ocidental: “Luzes” e capitalismo: natureza, ética e sujeito; ciência, secularização: desencantamento do mundo; agentes da modernização e dominação social : a metrópole e o dinheiro.
2. A crise da modernidade ocidental: relações sociais e disciplinação da vida social – classes, identidades e tecnologias e agentes de controle; modernidade incompleta: direitos e cidadania moderna
3. As “outras modernidades”: pós-modernidade, modernidade/colonialidade e transmodernidade
PARTE II – A modernidade tardia em Portugal
4. O ser moderno em Portugal: o estado, a política, o mercado e o consumo; a família, a escola e a cidade.
5. A sociedade e as instituições em Portugal na era da crise
Docente(s) responsável(eis)
João Carlos Freitas Arriscado Nunes
Métodos de Avaliação
Avaliação Continua
Relatório/síntese de participação em conferência : 20.0%
Exame s/ consulta : 30.0%
Síntese de texto de leitura obrigatório 25% + Resposta a uma questão em teste de consulta 25%: 50.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
ANDERSON, P. The New Old World. London: Verso, 2011.
ARRIGHI, G. Adam Smith em Pequim: Origens e Fundamentos do Século XXI. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. Oeiras: Celta, 1992
LANDER, E. (org.), Eurocentrismo e Ciências Sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2005
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. S. Paulo: Editora 34, 2009
RABINOW, P. French Modern: Norms and Forms of the Social Environment. Cambridge, MA: MIT Press, 1989.
SANTOS, B. S. Pela mão de Alice. Porto: Afrontamento, 1994
SANTOS, B:S: Portugal: Ensaio contra a Autoflagelação. Coimbra: Almedina, 2011
SIMMEL, G. “A metrópole e a vida do espírito” In: Fortuna, C. (org.),Cidade, cultura e globalização.Oeiras: Celta, 1997
TOURAINE, A.Crítica da modernidade. Lisboa: Piaget, 1994
WAGNER, P., Sociology of Modernity. London: Routledge, 1994