Métodos Estatísticos para a Gestão

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02017857
Área Científica
Métodos Quantitativos
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de Matemática e noções elementares de Estatística.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas. Apresentar-se-á formalmente um conjunto de ferramentas que permitem efetuar inferência estatística. Far-se-á a sua exemplificação com casos práticos e com aplicações empíricas em SPSS. Consolidação das matérias lecionadas através de exercicios proposto aos alunos para resolução em aula.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo é proporcionar aos alunos conhecimentos básicos que lhes permitam efetuar análises estatísticas no âmbito da Gestão e Economia. Os alunos deverão ser capazes de compreender, utilizar e seleccionar o conjunto de instrumentos estatísticos que necessitam e saber interpretar corretamente os resultados. É, igualmente, propósito da disciplina familiarizar os alunos com software de apoio à Estatística.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceitos básicos de Estatística.

Inferência estatística: intervalos de confiança e testes para amostras simples e duas amostras (média e proporção).

Análise da variância.

Regressão simples (bivariada) e múltipla (multivariada). 

Docente(s) responsável(eis)

Rodrigo Caldeira Almeida Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

McCLAVE, James T. ; BENSON, P. George ; SINCICH, Terry - Estatística para administração e economia. São Paulo : Pearson/Prentice-Hall, 2009. [BP 519.2 MCC]

PESTANA, Maria Helena ; GAGUEIRO, João Nunes - Análise de dados para ciências sociais : a complementaridade do SPSS. 5ª ed., rev. e aument.. Lisboa : Edições Sílabo, 2008. [BP 519.6 PES]

WOOLDRIDGE, Jeffrey M. - Introductory econometrics : a modern approach. 4th ed. [South Melbourne?] : South-Western/Cengage Learning, 2009. [BP 519.8 WOO]