Empreendedorismo e projeto empresarial
0
2014-2015
01008599
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deverá ter obtido aprovação ou deverá estar a frequentar as disciplinas que correspondem às principais dimensões em análise num plano de negócios, nomeadamente a Gestão de Operações, o Marketing, a Estratégia e a Análise Financeira
Métodos de Ensino
Os alunos serão acompanhados por uma equipa multidisciplinar de docentes. No entanto, todos os grupos terão um docente responsável pelo acompanhamento e monitorização do desempenho ao longo do semestre.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais
O objetivo é o de levar os alunos a compreenderem as características que definem um empreendedor. Ao mesmo tempo, devem descobrir e desenvolver em si as facetas que os poderão levar a fazer coisas, a empreender, a ir mais além.
Competências genéricas
O objetivo deste curso é fornecer competências empreendedoras, tais como criatividade, inovação, liderança e trabalho em equipa. Através da integração de matérias ensinadas em outras disciplinas, os alunos também adquirem outras importantes competências de natureza pessoal.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os alunos serão integrados em grupos que terão como responsabilidade a criação de um projeto empresarial seguindo um plano de negócios estruturado de acordo com os seguintes tópicos:
- Da ideia ao conceito de negócio
- Mercado e concorrência
- Caracterização dos produtos e serviços
- Operações e investimentos
- As pessoas
- Aspetos legais da criação de empresas
- Aspetos financeiros da criação de empresas
Durante o semestre serão ainda expostos a temas relacionados com o seu projeto empresarial, nomeadamente a inovação, a comunicação, a negociação e a avaliação dos riscos do negócio.
Docente(s) responsável(eis)
Miguel Simões Torres Preto
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Projecto: 100.0%
Bibliografia
Shane, Scott, The foundations of entrepreneurship, Cheltenham: Edward Elgar, 2002.
Ferreira, Manuel Portugal; Santos, João Carvalho; Serra, Fernando Ferreira, Ser Empreendedor: Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa, Lisboa, Portugal, Edições Sílabo, 2010.