Transmissão de Calor

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01008577
Área Científica
Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas recorrem, sempre que possível, a experiências simples para introduzir cada modo de transmissão de calor, estimulando o sentido crítico ao longo do processo de aprendizagem, e explorando os conceitos-base quando aplicados a exemplos práticos presentes em diversas aplicações de engenharia.

As aulas teórico-práticas dedicam-se, de forma interactiva, à análise e resolução de problemas onde a aplicação dos conhecimentos teóricos, tanto quanto possível, liga-se à prática da engenharia.

Métodos de avaliação:

- 2 Frequências em Época Normal;

- Exame em Época de Recurso.

Resultados de Aprendizagem

Nesta disciplina, o aluno aprende a distinguir os diferentes mecanismos de transmissão de calor – condução, convecção e radiação –, a física subjacente a cada um, bem como a sua conjugação e relevância, numa grande variedade de problemas do âmbito da engenharia térmica.

O aluno desenvolve competências para caracterizar a transferência de calor nos processos térmicos, tendo por base as leis fundamentais dos diferentes mecanismos de transmissão de calor, conjugadas através de balanços térmicos, e aplicando os conhecimentos adquiridos à análise térmica de diversos exemplos de sistemas de engenharia e ao dimensionamento dos tipos mais comuns de permutadores de calor.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Enquadramento: processos, equações fundamentais e balanços térmicos.

2. Condução em regime permanente

3. Condução em regime transiente

4. Convecção térmica

5. Radiação térmica

6. Permutadores de calor.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Rosa Oliveira Panão

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação continua
Frequência: 100.0%

Bibliografia

Por ordem de consulta sugerida (By suggested consultation order):

- Incropera, DeWitt, Bergman, Lavine, “Fundamentals of Heat and Mass Transfer”, John Wiley & Sons, 7th ed., 2011, ISBN: 978-0470-50197-9

- Rui Figueiredo, e colab. de José Costa e António Raimundo, "Transmissão de Calor - Fundamentos e Aplicações", LIDEL, 2015, ISBN: 978-972-757-983-9

- Miguel Oliveira Panão, “Sebenta de Transmissão de Calor”, 2a. Ed., 2020.

- Yunus A. Çengel, “Transferência de Calor: uma abordagem prática”, 3ª edição, McGraw-Hill Interamericana do Brasil, 2009.

- M.J. Moran, H.N. Shapiro, B.R. Munson and D.P. DeWitt, Introduction to Thermal Systems Engineering: Thermodynamics, Fluid Mechanics, and Heat Transfer, John Wiley & Sons, 2003.