Transmissão de Calor

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01008577
Área Científica
Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Termodinâmica Aplicada, Mecânica dos Fluidos.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas são essencialmente conduzidas através da exposição da matéria em slides de Powerpoint, com a apresentação sucinta de exemplo resolvidos.

As aulas teórico-práticas são dedicadas, de forma interactiva, à análise e à resolução de problemas teórico-práticos de aplicação dos conhecimentos teóricos, tanto quanto possível ligados com a prática da engenharia.

Métodos de avaliação:

- 2 Frequências;

- Exame.

Resultados de Aprendizagem

Nesta disciplina, o aluno aprende a caracterizar do ponto de vista físico os diferentes mecanismos de transmissão de calor – condução, convecção e radiação –, bem como a sua conjugação e a sua relevância, numa grande variedade de problemas do âmbito da engenharia térmica.

O aluno desenvolve competências para quantificar as taxas de transferência de calor nos processos térmicos, tendo por base as leis fundamentais dos diferentes modos de transmissão de calor, frequentemente conjugadas através de balanços térmicos.

Estágio(s)

Não

Programa

Modos de transmissão de calor. Equações fundamentais. Balanços térmicos.

Condução térmica em regime permanente: Paredes planas simples e compostas. Sistemas cilíndricos compostos. Resistências térmicas. Analogia entre circuitos térmicos e eléctricos. Raio crítico de isolamento.

Condução de calor em regime transiente: corpos com resistência térmica desprezável ou significativa.

Convecção térmica: noções elementares sobre camadas limite, regimes laminar e turbulento de escoamentos, convecção forçada e natural. Parâmetros dimensionais. Correlações empíricas para a determinação do coeficiente de convecção.

Radiação térmica: Espectro da radiação. Conceitos e leis fundamentais. Coeficientes de reflexão, transmissão e absorção. Corpo negro; emissividade. Superfícies cinzentas e reais. Factores de forma; radiosidades. Trocas directas de radiação térmica entre as superfícies de um espaço confinado, contendo um meio transparente. Meios semi-transparentes; coeficiente de extinção de um meio.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Rosa Oliveira Panão

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Frequência: 100.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

- Y. A. Çengel, Transferência de Calor e Massa - Uma abordagem prática. McGrawHill, 3ª ed., 2009.

- F.P. Incropera, D.P. DeWitt, T. L. Bergman and A.S. Lavine, Fundamentals of Heat and Mass Transfer, John Wiley & Sons, 6ª ed., 2007.

- F.P. Incropera and D.P. DeWitt, Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa, LTC Ed., 4ªed., 1998.

- M.J. Moran, H.N. Shapiro, B.R. Munson and D.P. DeWitt, Introduction to Thermal Systems Engineering: Thermodynamics, Fluid Mechanics, and Heat Transfer, John Wiley & Sons, 2003.

- F. Kreith, Principles of Heat Transfer, McGraw-Hill, 1986.

- A. R. Figueiredo, J. J. Costa e A. M. Raimundo. Apontamentos de Transmissão Calor.