Metodologia do Treino de Jovens Atletas

Ano
3
Ano lectivo
2012-2013
Código
01008566
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Fisiologia Geral; Fisiologia do Exercício; Desporto Infanto-Juvenil, Métodos de Condicionamento Físico. Pode também assumir-se como diferenciador um conhecimento mínimo da língua inglesa.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão predominantemente expositivas para permitir o cumprimento dos conteúdos programáticos.

As aulas teórico-práticas assumirão um carácter mais interactivo e grupal para discussão dos temas propostos e preparação das tarefas de avaliação teórico-práticas.

No decorrer da componente teórico-prática os estudantes terão de elaborar um documento que consubstancie o planeamento de uma época desportiva (se possível em articulação com a sua escolha de frequência da unidade curricular de Desporto de Opção). A componente prática será também estimulada através de aulas de campo.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular Metodologia do Treino de Jovens Atletas propõe-se abordar a problemática do treino com jovens nas suas dimensões quantitativa e qualitativa. A necessidade de enquadrar adequadamente o estudante da Licenciatura em Ciências do Desporto com a especificidade do planeamento e operacionalização do treino em etapas de formação e especialização assume-se como uma mais-valia tendo em vista a potencial oferta neste estrato do mercado. O conhecimento e intervenção crítica ao nível do desenvolvimento das capacidades físicas resistência, força, flexibilidade, velocidade e coordenação olhando ao incremento das competências mas também à oportunidade que é dada pela identificação de fases sensíveis constitui-se como fundamental para a plena formação dos estudantes do 1.º ciclo.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Treino da resistência em jovens atletas;

2. Métodos de treino da resistência aeróbica em jovens;

3. Métodos de treino da resistência anaeróbica láctica;

4. Treino da força em jovens atletas e metodologias para o seu desenvolvimento;

5. Treino da velocidade em jovens atletas;

6. Estratégias adequadas ao desenvolvimento da velocidade cíclica em jovens;

7. Treino da Flexibilidade com jovens atletas;

8. Metodologia do treino da flexibilidade em jovens atletas;

9. Treino da Coordenação em jovens;

10. Metodologia de treino da coordenação em jovens atletas;

11. Modelos de planificação e periodização com jovens;

12. A microestrutura – sessão e microciclo no treino com jovens;

13. Articulação entre as diferentes variáveis de organização do exercício: os small-sided games;

14. A lesão no jovem atleta. Prevenção e reintegração na actividade desportiva;

15. Ecologia da aprendizagem das habilidades motoras.

Docente(s) responsável(eis)

António José Barata Figueiredo

Métodos de Avaliação

Contínua
Documento compilado nas aulas TP: 50.0%
Realização de duas frequências: 50.0%

Bibliografia

Armstrong N, Mcmanus A (2010). The Elite Young Athlete. S Karger Publisher.

Armstrong N, van Mechelen W (2009). Paediatric Exercise Science and Medicine. 2nd edition.  Oxford University Press, USA.

Kraemer W, Fleck S (2004). Strength Training for Young Athletes. 2nd edition. Human Kinetics. Champaign, Illinois.

Maffulli N, Umile Longo U, Filippo Spiezia F, Denaro V (2011). Sports Injuries in Young Athletes: Long-Term Outcome and Prevention Strategies (The Physician and Sportsmedicine). 2 edition. JTE Multimedia.

Reilly T, Richardson D, Stratton G, Williams M. (2004). Youth Soccer: From Science to Performance. Routledge. Taylor and Francis.

Reilly T, Williams M (2003). Science and Soccer. Routledge. Taylor and Francis. Malina R, Bouchard C, Bar-Or (2004). Growth, Maturation and Physical Activity. Human Kinetics. Champaign, Illinois.

Roland T (2004). Children's Exercise Physiology. 2nd edition. Human Kinetics. Champaign, Illinois.