Métodos de Condicionamento Físico

Ano
2
Ano lectivo
2012-2013
Código
01008555
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Desenvolvimento e Adaptação Motora [desenvolvimento das capacidade físicas, processos de crescimento e maturação]; Cinesiologia I e Cinesiologia II, Fisiologia Geral e Fisiologia do Esforço, Biomecânica.

Métodos de Ensino

O curso terá uma aula semanal de matérias de fundamentação, complementada com uma sessão teórico-prática a desenvolver em espaços de treino específicos.

Cada sessão prática deve gerar uma ficha de treino onde conste o aquecimento, os exercícios, a prescrição da carga [intensidade, séries, repetições] devendo ser indicados os pontos críticos relativos às tarefas do fator do treino físico específico. Os alunos são estimulados a desenvolver planos de treino específicos da modalidade em que estão a desenvolver a unidade curricular "Desporto de Opção".

Resultados de Aprendizagem

(1) Descrever as capacidades físicas, distinguindo-as em condicionantes e coordenativas e compreendendo as determinantes biológicas de cada uma delas;

(2) Descrever a variação das capacidades físicas ao longo do ciclo de vida;

(3) Dominar procedimentos de avaliação direta e indireta das várias capacidades;

(4) Selecionar metodologias de desenvolvimento e manutenção das capacidades ajustadas a programas infanto-juvenis, de apuramento da forma desportiva e de manutenção,

(5) Dirigir programas de intervenção.

Estágio(s)

Não

Programa

Resistência: Conceito. Factores Determinantes. Tipos de resistência. Classificação: Resistência Geral e Especifica. Métodos de Treino da Resistência: Contínuo e por intervalo. Controlo do treino da resistência. Velocidade. Conceito e Manifestações. Bases bio-energéticas da velocidade – Determinantes biológicas da força. Métodos diretos e indiretos de avaliação da força máxima. Metodologias de treino da força. Treino em percurso, em circuito e super-séries. Treino em condições optimais e em sobrecarga. Heterocronia da recuperação das várias metodologias. Treino pliométrico e proprioceptivo. Capacidades coordenativas: Conceitos e fatores determinantes; Princípios metodológicos para o treino das capacidades coordenativas. a) Métodos e conteúdos do treino e da capacidade de coordenação. Agilidade. a)Definição, princípios e meios; b) Metodologia de trabalho da flexibilidade.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Manuel Pinto Lopes Rama

Métodos de Avaliação

Final
Exame (prova oral): 100.0%

Contínua
2 testes escritos e um trabalho escrito sobre a força: 100.0%

Bibliografia

Baechle TR, Groves BR (1998). Weight training. 2nd edition. Champaign, Illinois. Human Kinetics.

Chu DA (1998). Jumping into pliometrics. 2nd edition. Champaign, Illinois. Human Kinetics.

Baxter-Jones, A. D. G., & Maffulli, N. (2003). Endurance in young athletes: it can be trained (Vol. 37, pp. 96-97).

Bishop, D., Jenkins, D. G., Mackinnon, L. T., McEniery, M., & Carey, M. F. (1999). The effects of strength training on endurance performance and muscle characteristics. Med Sci Sports Exerc, 31(6), 886-891.

Hawley, J. A., & Stepto, N. K. (2001). Adaptations to Training in Endurance Cyclists: Implications for Performance. Sports Medicine, 31(7), 511-520.