Temas de Investigação em Educação Física II
1
2019-2020
03014854
Educação Física
Português
Presencial
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Metodologias de investigação do 2.º ciclo.
Métodos de Ensino
Seminários temáticos em função do tema ou problemática a desenvolver por cada doutorando na dissertação.
Orientação tutorial de cada doutorando em função da problemática, metodologia e instrumentos estabelecidos para a elaboração da dissertação.
Resultados de Aprendizagem
1. Usar dados da investigação em Educação Física (EF) para analisar e compreender as relações entre o contexto social, as políticas educativas e a organização da unidade curricular no contexto escolar.
2. Conceber e desenhar projectos de investigação no âmbito da EF ou de projectos interdisciplinares que integrem estes conhecimentos no processo de pesquisa.
3. Integrar equipas interdisciplinares de investigação.
4. Mobilizar dados da investigação e usar métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa aprofundada, aplicando-os em contextos profissionais alargados de diagnóstico e avaliação de pessoas, conteúdos e organizações.
5. Mobilizar modelos de investigação necessários à fundamentação e concepção de projectos e à investigação do contexto social em que se integram.
Estágio(s)
NãoPrograma
Programa elaborado em função da problemática, metodologia e instrumentos estabelecidos para a elaboração da dissertação de cada doutorando.
A. Administração Educacional
1. Génese e trajectória da Administração Educacional em Portugal
2. Teorias e modelos de estudo das organizações escolares:
3. A Administração educacional e a análise das políticas educativas
B. Didáctica e estudos curriculares em educação Física
1. Teorias de aprendizagem e modelos de desenvolvimento curricular.
2. Modelos didácticos de intervenção.
3. Estudos comparativos internacionais sobre o impacto de diferentes modelos de intervenção didática.
C. Formação de professores
1. Profissão docente e identidade
2. Formação de professores
3. Estratégias e modelos de formação
Docente(s) responsável(eis)
Rui Adelino Machado Gomes
Métodos de Avaliação
Contínua
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%
Bibliografia
Bibliografia adequada a definir casuisticamente em função do tema de investigação seleccionado.