Temas de Investigação em Educação Física II

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03014854
Área Científica
Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Metodologias de investigação do 2.º ciclo.

Métodos de Ensino

Seminários temáticos em função do tema ou problemática a desenvolver por cada doutorando na dissertação.

Orientação tutorial de cada doutorando em função da problemática, metodologia e instrumentos estabelecidos para a elaboração da dissertação.

Resultados de Aprendizagem

1. Usar dados da investigação em Educação Física (EF) para analisar e compreender as relações entre o contexto social, as políticas educativas e a organização da unidade curricular no contexto escolar.

2. Conceber e desenhar projectos de investigação no âmbito da EF ou de projectos interdisciplinares que integrem estes conhecimentos no processo de pesquisa.

3. Integrar equipas interdisciplinares de investigação.

4. Mobilizar dados da investigação e usar métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa aprofundada, aplicando-os em contextos profissionais alargados de diagnóstico e avaliação de pessoas, conteúdos e organizações.

5. Mobilizar modelos de investigação necessários à fundamentação e concepção de projectos e à investigação do contexto social em que se integram.

Estágio(s)

Não

Programa

Programa elaborado em função da problemática, metodologia e instrumentos estabelecidos para a elaboração da dissertação de cada doutorando.

A. Administração Educacional

1. Génese e trajectória da Administração Educacional em Portugal

2. Teorias e modelos de estudo das organizações escolares:

3. A Administração educacional e a análise das políticas educativas


B. Didáctica e estudos curriculares em educação Física

1. Teorias de aprendizagem e modelos de desenvolvimento curricular.

2. Modelos didácticos de intervenção.

3. Estudos comparativos internacionais sobre o impacto de diferentes modelos de intervenção didática.


C. Formação de professores

1. Profissão docente e identidade

2. Formação de professores

3. Estratégias e modelos de formação

Docente(s) responsável(eis)

Rui Adelino Machado Gomes

Métodos de Avaliação

Contínua
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

Bibliografia adequada a definir casuisticamente em função do tema de investigação seleccionado.