Inovação e Empreendedorismo

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02017769
Área Científica
Ciências de Engenharia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Contabilidade e Análise de Custos

Métodos de Ensino

A UC usa diversas abordagens pedagógicas. Aulas para a exposição de conteúdos e para apresentação e discussão de exemplos práticos e casos de estudo para consolidação de conhecimentos. Aulas em que é utilizada a abordagem de aprendizagem Team Based Learning (TBL). Aulas mais práticas, sendo os alunos convidados a apresentar os seus trabalhos de grupo, e sendo ainda fomentada a discussão dos resultados entre os alunos. Aulas de resolução de exercícios práticos de avaliação económico-financeira de projetos. E, aulas que consistem em seminários proferidos por oradores empreendedores convidados.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta unidade curricular (UC) consiste em sensibilizar os estudantes para a importância da atitude empreendedora e de inovação; e dotar os alunos com conhecimento e competências técnicas e sociais que lhes permitam a transformação de uma ideia de negócio numa realidade organizacional concreta.

Após a realização desta UC os alunos deverão ser capazes de: (1) compreender e distinguir os vários tipos de inovação; (2) compreender o processo de gestão da inovação; (3) conhecer os principais requisitos da Norma Portuguesa para a Gestão da ID e Inovação (NP 4457:2007); (4) reconhecer as diferentes modalidades da propriedade intelectual; (5) compreender o processo de tornar uma ideia num negócio; (6) saber recolher a informação necessária para realizar uma análise de viabilidade da ideia e redigir um plano de negócios. A UC propõe-se assim a motivar e preparar os alunos para desenvolver projetos inovadores nas empresas e/ou startups. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução a Gestão da Inovação e Empreendedorismo

1.1 Porquê inovar

1.2 Tipos de inovação

1.3 Processo de gestão da inovação

1.4 Ligação entre a gestão de inovação e empreendedorismo

1.5 Norma Portuguesa para a Gestão da ID e Inovação (NP 4457:2007)

1.6 Casos de estudo

 

2. Empreendedorismo

2.1 Tornar ideias em negócios: um processo

2.2 Proposição de valor

2.3 Análise de mercado

2.4 Modelo de negócio

 

3. Desenvolvimento do plano de negócios

3.1 Conceitos financeiros

3.2 Métodos de avaliação de projetos

3.3 Risco e análise de sensibilidade

3.4 Estrutura do plano de negócios

 

4. Exploração do conhecimento e propriedade intelectual  

Docente(s) responsável(eis)

Aldora Gabriela Gomes Fernandes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

1. Barringer, B. (2020), Preparing Efective Business Plans: An Entrepreneurial approach, 2nd ed. Prentice Hall.

2. Bessant, J. and Tidd, J. (2015), Innovation and entrepreneurship, 3rd ed. John Wiley and Sons.

3. Burns, P. (2016), Entrepreneurship and Small Business: Start-up, Growth and Maturity, 4th ed., Palgrave Macmillan.

4. Byers, T. H., Dorf, R.C. and Nelson, A. (2018), Technology Ventures: From Idea to Enterprise, 5th ed., McGraw-Hill Higher Education.

5. Saraiva, P. (2015), Empreendedorismo, 3ed., Imprensa da Universidade de Coimbra.

 

Serão ainda disponibilizados aos alunos material de apoio, como sejam, textos de apoio produzidos pelo docente, links e videos sobre as várias matérias apresentadas