Investigação Operacional

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02017698
Área Científica
Ciências de Engenharia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que os estudantes tenham conhecimento prévio de álgebra linear e de análise matemática.

Métodos de Ensino

São adotadas essencialmente duas metodologias de ensino. A metodologia expositiva centra-se na apresentação dos principais conceitos, modelos de programação matemática, as suas aplicações e técnicas de otimização. Na metodologia experimental, os alunos são motivados para a resolução, sozinhos e em grupo, de exercícios de aplicação e de casos de estudo reais, utilizando linguagens de modelação de packages de otimização. Pretende-se também que a vertente experimental promova a análise crítica e de discussão na interpretação das soluções obtidas.

Resultados de Aprendizagem

 O principal objetivo desta unidade curricular é o de dotar os alunos de conhecimentos de modelação matemática e de ferramentas de otimização para problemas reais e complexos na área de engenharia de sistemas, com aplicações na indústria, economia, saúde, ambiente, entre outras áreas.

Com os conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de compreender a importância dos modelos de programação matemática e dos métodos de resolução mais relevantes e mais eficientes. É dado especial destaque à resolução de casos de estudo reais com recurso a linguagens de modelação e software de otimização, bem como à análise crítica dos resultados obtidos. Os alunos deverão adquirir competências para identificar e formular problemas de otimização, bem como para selecionar quais os métodos quantitativos e ferramentas analíticas a serem utilizados na resolução dos problemas de acordo com as suas especificidades.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Programação Linear: formulação de modelos de Programação Linear e aplicações. Aspetos geométricos. O método Simplex. Análise de sensibilidade. Teoria da dualidade.

2. Programação Inteira: modelos, aplicações e métodos de resolução. Método de Partição e avaliação e método de planos de corte.

3. Otimização de fluxos em rede: modelos e aplicações. Problema de transportes, Problema de afetação, Problema de caminho mais curto, Problema de fluxo de custo mínimo..

Docente(s) responsável(eis)

Telmo Miguel Pires Pinto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 40.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

-H. A. Taha, Operations Research: An Introduction, 10th edition, Pearson, 2017

-F. Hillier, G. Lieberman. Introduction to Operations Research. McGraw-Hill, 10th Edition, 2015.

- R. C. Oliveira, J. S. Ferreira, Investigação operacional em ação: casos de aplicação. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

- H. Williams. Model building in mathematical programming, 5th edition, John Wiley & Sons, 2013.

- W. Winston, J. Goldberg. Operations Research: Applications and Algorithms, 4th edition, Cengage Learning, 2003.

- C. H. Antunes, L.V. Tavares, "Casos de Aplicação da Investigação Operacional", McGraw-Hill, 2000.