Eletrotecnia e Máquinas Elétricas

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
02017687
Área Científica
Ciências da Engenharia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Física II, Álgebra Linear.

Métodos de Ensino

As aulas decorrem em regime teórico-prático em que os conceitos teóricos são ilustrados com exemplos de aplicação. Os módulos teóricos são expositivos, com recurso a transparências e meios multimédia. As aulas Teórico-Práticas, serão utilizadas para desenvolver, ilustrar e resolver mais profundamente a aplicação em problemas concretos, dos conceitos teóricos e metodológicos, apresentados nas aulas teóricas. É proposto aos alunos a realização de um trabalho de seminário, ou trabalho experimental, sobre temas selecionados do programa.

Resultados de Aprendizagem

Estudo e análise circuitos eléctricos AC monofásicos e trifásicos. Potência eléctrica em regime AC, compensação do fator de potência. No âmbito das máquinas eléctricas é feita a análise dos circuitos magnéticos, seguida da descrição e análise do princípio de funcionamento de transformadores, geradores síncronos, motores síncronos, motores de indução e variadores de velocidade. O aluno deve ser capaz de descrever e prever funcionamento de um motor, de escolher o motor apropriado, em função de uma tarefa industrial, e avaliar o consumo energético de uma máquina elétrica.

Paralelamente, pretende-se que os alunos desenvolvam competências instrumentais (comunicação oral e escrita), pessoais (raciocínio crítico) e sistémicas (aplicar na prática os conhecimentos teóricos).

Estágio(s)

Não

Programa

Circuitos eléctricos monofásicos com resistências, bobines e condensadores, impedância e associações de impedâncias; amplitude e valor eficaz, representação em notação simbólica ou complexa. Potência instantânea, aparente, real e reativa, compensação do factor de potência. Noções fundamentais de circuitos eléctricos trifásicos, ligação em triângulo e estrela com e sem neutro. Campo Magnético, e de indução magnética. Análise de circuitos magnéticos, fluxo, força magnetomotriz e relutância de um circuito magnético. Princípio de funcionamento do transformador, regulação em tensão e eficiência. Gerador e Motor Síncrono Trifásico - construção, princípio de funcionamento, equações e características de funcionamento, arranque, regulação do factor de potência. Motor Trifásico de Indução (rotor em gaiola de esquilo ou rotor bobinado) - construção, princípio de funcionamento, escorregamento e velocidade de rotação, características de funcionamento, processos de arranque. Variação de Velocidade.

Docente(s) responsável(eis)

Mário Luís Oliveira de Sousa Mateus

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

• Nilson, James W., Electric Circuits, Addison Wesley Pub. 8rd Ed., 2009.

• Meireles, Vitor Cancela; Circuitos Eléctricos, LIDEL, 4ª ed. 2007.

• Chapman, S., Electric Machinery Fundamentals, Mc Graw Hill, 4th ed., 2005.

• Mendes, Ricardo, PDF’s de apoio às aulas teóricas, 2013.