Transferência de Calor e Massa

Ano
1
Ano lectivo
2025-2026
Código
02017676
Área Científica
Ciências de Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos, Transmissão de Calor (conhecimentos do nível do 1º ciclo).

Métodos de Ensino

As aulas teóricas exploram o sentido crítico da abordagem de problemas em engenharia com diálogo sobre os tópicos da disciplina ilustrados com exemplos de aplicação. As aulas teórico-práticas são dedicadas à autonomia na análise e resolução de problemas teórico-práticos, desenvolvidas com detalhe, com metodologia sistemática e interagindo com os alunos. Os métodos de avaliação incluem uma Frequência a meio do semestre e segunda frequência ou exame no final do semestre.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos − aprofundar, complementar e aplicar os conhecimentos fundamentais de Transmissão de Calor (1º ciclo), focando os temas: espectros de emissividade e absortividade com a fração de radiação de corpo negro; trocas de radiação através de meios absorventes; análise do desempenho e dimensionamento de sistemas de 

alhetas; convecção com mudança de fase (ebulição e condensação); dimensionamento e análise de permutadores de calor; design evolucionário; transferência de massa.

Competências a desenvolver – cálculo estimativo de transferência de calor em sistemas industriais; dimensionamento e análise do desempenho de equipamentos térmicos (e.g., permutadores de calor, condensadores, evaporadores/caldeiras de produção de vapor); análise de processos de transferência de massa.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Espectros de emissividade e absortividade e Radiação térmica em meio absorvente
2. Sistemas com alhetas.
3. Convecção com mudança de fase: ebulição e condensação
4. Permutadores de calor
5. Design evolucionário aplicado a permutadores de calor
5. Transferência de massa: difusão e convecção.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Rosa Oliveira Panão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Por ordem de consulta sugerida:

- Panão, Miguel R.O. (2024) Sebenta de Transferência de Calor e Massa.

- Bergman, Theodore L.; Lavine, Adrienne S.; Incropera, Frank P.; DeWitt, David P. (2018) Fundamentals of Heat and Mass Transfer, 8th Edition, John Wiley & Sons.

- Cengel, Y. A., & Ghajar, A. J. (2020).Heat and Mass Transfer: Fundamentals and Applications. 6th. Ed., McGraw-Hill Education.

- Bejan, A. (2022). Heat transfer: Evolution, design and performance. John Wiley & Sons.

- Panão, Miguel R.O.; Panão, Marta J.N.O. (2021) Transmissão de Calor: uma abordagem teórico-prática, Quântica Editora.

- Rui Figueiredo, e colab. de José Costa e António Raimundo (2015) Transmissão de Calor - Fundamentos e Aplicações, LIDEL.