Estrutura e Propriedades dos Materiais

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01008540
Área Científica
Química
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Para além de aulas formais iniciadoras aos temas de índole fundamental, onde serão ministrados os conceitos básicos e estimulada a discussão sobre a sua importância para o futuro Engenheiro Mecânico, procurar-se-á passar da matéria ao material. As aulas serão sempre apoiadas por exemplos mais aplicados para demonstrar o assunto e o seu interesse para a compreensão da utilidade dos Materiais. Em todas as aulas serão incentivadas posturas pró-activas por parte dos alunos, necessárias à aquisição das competências adstritas à disciplina.

Resultados de Aprendizagem

O engenheiro mecânico deve adquirir o mínimo de competência específica na relação intima entre a ligação química e a estrutura atómica e as propriedades da Matéria, só assim poderá compreender e agir duma forma sustentada sobre a sua utilização.Da matéria ao material há a inscrição da mensagem que a aplicação o obriga, ou seja a conformação, de modo a cumprir a sua utilidade na Engenharia Mecânica. Para a compreensão da influência da estrutura no desempenho dos materiais é fundamental o estudante perceber o significado das diferentes propriedades, em particular as mecânicas, razão para lecionar os conceitos bases sobre as diferentes propriedades. Além disso, é também objetivo, com estes conceitos básicos, dar competências aos estudantes para mais facilmente poderem adquirir os conhecimentos em diversas unidades curriculares que irão encontrar durante o curso. Esta disciplina de carácter introdutório, para além dos aspectos iniciáticos em temas de Engenharia, 

Estágio(s)

Não

Programa

Ligação química. Simetria molecular e estrutura.

Ordem e desordem na matéria.

Estrutura dos materiais (metais e ligas, cerâmicas e vidros, polímeros e compósitos.

Defeitos cristalinos.

Fenómenos de transporte: difusão e precipitação, crescimento de fases, mudanças de fase.

Conceitos mecânicos - Noções de tensão e deformação; Ensaios de tração,

Propriedades mecânicas dos materiais para engenharia - módulo de elasticidade, tensão limite de elasticidade, ductilidade, dureza, resiliência, tenacidade à fratura, fadiga, fluência.

Propriedades físicas: térmicas, óticas, elétricas.

Propriedades químicas: oxidação, corrosão.

Docente(s) responsável(eis)

João Carlos Barbas de Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame - alternativa à frequência: 100.0%

Avaliação continua
Frequência: 100.0%

Bibliografia

Materials Science and Engineering, An Introduction; William D. Callister, John William and Sons, 2007

William F. Smith, “Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais”,  McGraw-Hill Higher Education, 1998

Michael F. Ashby, Hugh Shercliff, David Cebon, Materials: Engineering, Science, Processing and Design 2nd edition, BH (Butterworth-Heinemann, Elsevier, 2007 .