Projecto de estruturas metálicas para sistemas de energia renováveis-B

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02017577
Área Científica
Projecto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os pré-requisitos desta disciplina são os correspondentes à candidatura ao curso de Mestrado CMM.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino das aulas teóricas têm como objectivo a aprendizagem global da disciplina.

As aulas teóricas são apoiadas em apresentações e na bibliografia, com o apoio de meios audiovisuais. Há oportunidade para discutir os conceitos e assuntos mais complexos.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo da disciplina é a introdução de metodologias de cálculo por elementos finitos de sistemas de energias renováveis com especial incidência para torres eólicas metálicas. Pretende-se dar aos alunos uma compreensão do comportamento das torres tubulares em aço para turbinas eólicas, utilizando métodos analíticos e numéricos para o dimensionamento. Além disso serão discutidos outros tipos de combinação de torres de estrutura metálica e torres de betão. O curso apresenta diferentes partes da torre e fundação, fenómenos de instabilidade que são limitativos para a resistência de uma torre, diferentes tipos de ligações, bem como a análise do carregamento e estratégia de segurança baseada em factores parciais de segurança, produção e manutenção da torre. Os fenómenos de instabilidade, ligações de montagem, fundações, carregamento de fadiga são baseados em modelos teóricos e padrões de dimensionamento de acordo com os Eurocódigos.

Estágio(s)

Não

Programa

Acções para cálculo das forças na secção transversal, e a resistência da torre, incluindo as fundações. Teoria e métodos práticos utilizados para cálculo da carga de fadiga. Serão consideradas as ligações de montagem das torres, com especial ênfase para o dimensionamento dos parafusos. Um dos pontos mais importantes no dimensionamento estrutural é identificar o modelo de cálculo e definir diferentes modos de rotura que podem ocorrer para o carregamento considerado. Estabilidade elástica da casca cilíndrica circulas, considerando a combinação de esforço axial e momento flector. O comportamento pós-encurvadura de uma casca perfeita e imperfeita será analisado de forma a compreender as regras de dimensionamento. Será utilizado o método dos elementos finitos para calcular a resistência da torre quando sujeita à combinação de esforço axial e momento flector, e para estimar força de dimensionamento nos parafusos dos banzos ("ligação com T-stub assimétrico).

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalhos: 50.0%
Exame escrito: 50.0%

Bibliografia

A bibliografia será definida pelo responsável da unidade curricular. | To be defined by the responsible of the course unit.