Seminário em Recursos Geológicos e Ambiente II

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03014783
Área Científica
Território e Engenharia do Ambiente
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não definidos.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e práticas com realização de trabalhos de laboratório e eventualmente de campo. Os métodos de ensino enquadram-se: no Modelo Cognitivo de Ensino - exposição oral , com estratégias dedutivas (apresentação de um enunciado organizador introdutório,  diferenciação progressiva e uma síntese integradora); ensino crítico, com a apresentação de problemas e sua discussão; trabalhos de investigação, com estratégias dedutivas e indutivas; nos Modelos Interpessoais de Aprendizagem –  trabalho de Investigação em Grupo.  

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular é adequada, em cada ano, às necessidades específicas de cada grupo de estudantes para colmatar eventuais necessidades não abordadas noutras disciplinas por forma a que cada estudante esteja, no final da disciplina, preparado para avançar de forma autónoma para a investigação de doutoramento proposta no seu projeto de tese. O objetivo é aprofundar os conhecimentos do aluno em temas avançados da área científica dos recursos geológicos, bem como desenvolver as capacidades de recolha, sistematização, tratamento e apresentação de dados científicos.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa será constituído por sessões de apresentação de temas avançados, se necessário por parte de especialistas específicos, bem como por parte dos alunos, relevantes para o domínio temático dos recursos geológicos,  e contidos na área específica dos recursos não metálicos, designadamente os energéticos e os agregados para construção civil.    

Docente(s) responsável(eis)

Nelson Edgar Viegas Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Bibliografia específica para os temas abordados em cada ano.

Bases de dados científicas nomeadamente: B-On e Geoscienceworld.