Seminário em Recursos Geológicos e Ambiente I

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03014772
Área Científica
Geologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve possuir conhecimentos no âmbito das Geociências, dados por frequência com aprovação em disciplinas da licenciatura em Geologia ou de mestrados na área das Geociências e deve compreender a língua portuguesa.

Métodos de Ensino

Apresentação de temas em Recursos Geológicos e Ambiente por especialistas, de modo expositivo ou com recurso aos laboratórios do Departamento de Ciências da Terra, da FCTUC.
Pesquisa bibliográfica e estabelecimento do “estado da arte” de temas de Recursos Geológicos e Ambiente do interesse do estudante, com recurso a bibliotecas digitais e outras, para a elaboração de um trabalho de síntese.
Apresentação oral, por parte do estudante, do trabalho de síntese.
Acompanhamento tutorial dos trabalhos realizados pelo estudante.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objectivos:

- Aprofundar e desenvolver os conhecimentos do aluno em temas avançados da área científica dos Recursos Geológicos e Ambiente;

- Desenvolver as capacidades de recolha, sistematização, interligação, tratamento e apresentação de conhecimentos actualizados sobre temas de Recursos Geológicos e Ambiente, que interessem ao seu próprio projecto de trabalho para o 3º Ciclo.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa deste Seminário será constituído por sessões periódicas, com apresentações de temas relevantes e actuais, no âmbito dos Recursos Geológicos e Ambiente, por especialistas nos tópicos selecionados e pela apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes que interessem ao seu próprio projeto de investigação. Deste modo, os conteúdos programáticos serão adaptados em função das necessidades de investigação manifestadas pelos doutorandos. Por exemplo: se o projecto de trabalho do estudante for no âmbito da Hidrogeologia ele poderá aprender os princípios da modelação hidrogeológica, entre outros temas.

Docente(s) responsável(eis)

Elsa Maria de Carvalho Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Livros e artigos científicos publicados em revistas de circulação internacional e nacionais relacionados com os temas estudados na unidade curricular, aconselhados pelos professores envolvidos na lecionação.
Books and scientific papers published in national and international papers related to the studied themes and suggested by the professors that participate in the curricular unit.