Crescimento e Maturação no Jovem Atleta

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02017566
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

“Desenvolvimento e Adaptação Motora”; “Auxologia e Cineantropometria”; Fisiologia Geral; Fisiologia Pediátrica.

Métodos de Ensino

As aulas serão inicialmente de natureza expositiva e posteriormente decorrerão em ambiente mais interactivo dado por aulas de natureza teórico-prática.

Resultados de Aprendizagem

[1] Perceber as fases de crescimento e maturação nas primeiras duas décadas de vida; [2] Avaliação do estado de crescimento tendo em consideração a estatura para a idade, a massa corporal para a estatura; [3] Avaliação do estatuto nutricional utilizando índices estatuto-ponderais e valores de corte da International Obesity Task Force, bem como do Center for Disease Control; [4] Avaliação da maturação biológica: indicadores sexuais (escalas de desenvolvimento das gônadas; escalas de desenvolvimento da pilosidade), indicadores somáticos (maturity offset e percentagem da estatura matura estimada). Transformação de medidas de maturity offset e percentagem da estatura matura em classificações de estatuto maturacional; [5] Avaliação da composição corporal por equações antropométricas, por bioimpedância e por pletismografia de ar deslocado [6] Perceber a variação do estado de crescimento, estatuto maturacional, somatotipologia e composição corporal por modalidade, sexo e idade; [7] Distinguir relações causais e espúrias entre maturação e treino intensivo nos anos peri-pubertários.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Estado de crescimento: recolha de dados, controlo da qualidade dos dados, estatura-idade, massa corporal-idade, massa corporal-estatura, distribuição-Z (CDC), percentis (CDC); [2] Sobrepeso: índice de massa corporal, valores de corte IOTF, CDC, Must et al. and Fitnessgram; [3] Somatótipo: metodologia de determinação, análise multivariada; [4] Maturação biológica: maturação sexual avaliada por um perito e auto-percepcionada, maturity offset, estatura matura estimada e percentagem realizada, maturação esquelética; [5] Desenvolvimento Motor: padrões motores, habilidades motoras, proficiência motora [lançar, agarrar, driblar, pontapear], avaliação de habilidades motoras desportivas, avaliação da coordenação motora geral; [6] Aptidão Física: conceitos, baterias, testes no contexto da saúde. Dimorfismo sexual, tendência secular e variação sociogeográfica; [7] Actividade física: metodologias, diário de 3 dias, dispêndio energético diário, METS, tempo de ecrã, actividades relacionadas com o desporto, acelerometria, padrões de actividade física.

Docente(s) responsável(eis)

António José Barata Figueiredo

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho prático: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

[1] Carter, J.E., & Heath, B. (1991). Somatotyping: development and applications. Cambridge University Press.

[2] Malina, R.M., Bouchard, C., & Bar-Or, O. (2004). Growth, maturation and physical activity. 2nd edition. Champaign, Illinois: Human Kinetics.

[3] Malina, R. (1980). Biosocial correlates of motor development during infancy and early childhood. In L.S. Greene & F.E. Johnston (editores). Social and biological predictors of nutricional status, physical growth, and neurological development. Academic Press, New York, pp: 143-171.

[4] Kiess, W., Marcus, C., & Wabtsch, M. (2004). Obesity in childhood and adolescence. London: Karger.

[5] Eston, R., & Reilly, T. (2001). Kinanthropometry and exercise physiology laboratory manual. 2nd edition. London: Routledge.

[6] Haywood, K.M., & Getchell, N. (2001). Life Span Motor Development. 3rd edition. Champaign, Illinois: Human Kinetics.

[7] Romão Rodrigues (2005). Estatuto sociométrico, estado de crescimento e prestação motora. 1.º curso de mestrado em Desenvolvimento e Adaptação Motor. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade de Coimbra