Iniciação à Prática Profissional

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02017555
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Auxologia e Cinentropometria; Metodologia do Treino; Avaliação e Controlo do Treino, Pedagogia do Desporto; Psicologia do Desporto.

Métodos de Ensino

Métodos de ensino:

[1] Suporte das aulas teóricas com apresentações em PowerPoint. Análise e debate de textos da bibliografia;

[2] Os estudantes apresentarão os relatórios parcelares e final das tarefas desenvolvidas no núcleo de treino desportivo.

Resultados de Aprendizagem

Colocar a teoria em prática num esforço e transferência de saberes conceptuais e instrumentais.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Utilizar o conhecimento científico na área do treino desportivo. [2] Competências metodológicas e estratégicas na prática do treino. [3] Reflexão sobre o funcionamento das estruturas organizativas do movimento associativo desportivo. [4] Integrar nos processos de planeamento, condução e reformulação os conhecimentos relacionados com crescimento, maturação do jovem atleta; prontidão e talento desportivo; avaliação e controlo do treino; psicologia do desporto; pedagogia do desporto, prevenção das lesões.

Docente(s) responsável(eis)

Hugo Miguel Borges Sarmento

Métodos de Avaliação

Contínua
Dossier final com os relatórios parcelares e final: 100.0%

Bibliografia

[1] Marques A (1992). A psicologia do desporto na estrutura da ciência do desporto. Revista Horizonte. Nº 49: 11-16

[2] Marques A (1996). O sistema de competições na preparação de crianças e jovens. Lição de síntese para a obtenção do título de agregado. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, Universidade do Porto.

[3] Marques A (2004). Um desporto para os mais jovens – questões actuais. In A Marques, A Fonseca, J Candeias, O Coelho, A Cunha, RJ Veloso, P Cunha (editores). Os jovens e o desporto. Confederação do Desporto de Portugal.

[4] Pereira A (2002). A Excelência Profissional em Educação Física. Instituto Superior Politécnico de Viseu.

[5] Marivoet S (2007) Perfis profissionais no mercado do desporto: Competências e Tendências. Revista Horizonte, 126: 3-6.

[6] Marivoet S (1997) Investimentos sociais em carreiras desportivas. Revista Horizonte, 76:26-31.

[7] Kannekens R (2010) The importance of tactical skills in talent development. Fontijn & Partners, Smilde. Groningen.

[8] Odon SJ, Perrin T (1985) Coach and sthletic burnout. In L. Bunkewr, R Rotella, A Reilly (editors). Sport psychology – psychological considerations in maximizing sport performance. Ann Arbor. McNaughton and Gunn.

[9] Spallanzini C (1988). Profil d’entraineurs en hockey mineur et motifs de participation et de demissi0on. Canadian Jounal of Sports Science. 13(2): 157-165

[10] Matos Almeida C (2001). O treinador em Portugal – perfil social, caracterização da atividade e formação. Centro de Estudos e Formação Desportiva, Ministério da Juventude e do Desporto.