Desporto de Alto Rendimento

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02017540
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Teoria e Metodologia do Treino; Fisiologia do Exercício; Desporto Infanto-Juvenil.

Métodos de Ensino

O curso assumirá um formato essencialmente expositivo e, paralelamente, os alunos terão que desenvolver um trabalho de revisão, integrando as matérias lecionadas e bibliografia referenciada.

Resultados de Aprendizagem

[1] Conhecer as bases que suportam a preparação do Desporto de Alto Rendimento; [2] Conhecer e demonstrar capacidade na aplicação de modelos de planificação e periodização no desporto de alto rendimento. Modelação linear e não linear. [3] Conhecer meios particulares de optimização da preparação aplicados a atletas de alto rendimento. [4] Conhecer meios de controlo e avaliação na preparação directa para o alto rendimento. [5] Compreender o sobretreino, prevalência, implicação, diagnóstico e prevenção do sobretreino.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Modelos contemporâneos de planificação no desporto de elevado rendimento. [2] Monitorização da adaptação à carga de treino. [3] Marcadores de fadiga. [4] A preparação em altitude. Modelos. Treino em hipóxia.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Manuel Pinto Lopes Rama

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

[1] Maestu, J., Jurimae, J., & Jurimae, T. (2005). Monitoring of performance and training in rowing. Sports Med, 35(7), 597-617.

[2] Manso, J. (1999). Alto Rendimento. La Adaptación y la Excelencia deportiva. Madrid: Editorial Gymnos.

[3] Mazzeo, R. S. (2005). Altitude, exercise and immune function. Exercise Immunology Review, 11, 6.

[4] Heikki, R., Heikki, T., & Juha, P. (2004). Altitude and endurance training. Journal of Sports Sciences, 22, 928-945.

[5] Rusko, H., Tikkanen, H., & Peltonen, J. (2004). Altitude and endurance training. Journal of Sports Sciences, 22(10), 928-945.

[6] Friedmann, B., Frese, F., Menold, E., Kauper, F., Jost, J., & Bartsch, P. (2005). Individual variation in the erythropoietic response to altitude training in elite junior swimmers. British Journal of Sports Medicine, 39(3), 148.

[7] Meeusen, R., Nederhof, E., Buyse, L., Roelands, B., De Schutter, G., & Piacentini, M. (2008). Diagnosing overtraining in athletes using the two bout exercise protocol. Br J Sports Med, 44(9):642-8.

[8] Mujika, I. (2009). Tapering and peaking for optimal performance. Human Kinetics Publishers.

[9] Verckoshansky, Y., & Siff, M. (2009). Supertraining. Rome: Verckoshansky SSTM.