Investimentos em Carreiras Desportivas e Iniciação à Prática Profissional

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02017501
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sociologia do Desporto; Ética, Direito Desportivo; Auxologia e Cineantropometria; Avaliação e Controlo do Treino; Psicologia do Desporto; Pedagogia do Desporto; Metodologia do Treino.

Métodos de Ensino

Métodos de ensino: Suporte das aulas teóricas com apresentações em PowerPoint. Análise e debate de textos da bibliografia, incluindo apresentações em PowerPoint pelos alunos. Exercícios sobre testes sociométricos. Elaboração de uma recensão crítica temática.

Os estudantes serão colocados em entidades cooperantes, sob supervisão de um docente da universidade e de um elemento com a cédula de treinador de desporto, cumprindo as tarefas do dossiê de introdução à prática profissional.

Resultados de Aprendizagem

[1] Contextualizar o treino desportivo nas tendências de mudança do desporto e da sociedade;

[2] Fundamentar socialmente um programa de preparação desportiva a longo prazo, tendo presente o quadro normativo nacional e as recomendações da UE.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Envolvimentos, valores e pressões sociais. Ação social no espaço desportivo. Aculturação de valores, expectativas e pressões no desempenho. Mobilidade e prestígio social. [2] Espetáculo desportivo, comercialização e promoção dos media. Os grandes eventos desportivos no contexto da Globalização. O papel dos media na promoção do desporto: da estimulação do público à heroificação dos atletas. Os media como espaço de pressão e crítica aos desempenhos dos treinadores e atletas. [3] Dinâmicas sociais em carreiras desportivas. Tendências gerais do desenvolvimento do desporto moderno: maior seriedade, intensificação da competição, maiores investimentos pessoais e financeiros, pressões nos resultados e expectativas de sucesso desportivo e social. Os testes sociométricos como instrumentos de medida tendo em vista a dinamização de sociabilidades e a inclusão social entre crianças e jovens desportistas. [4] Assimetrias de género. [5] Políticas desportivas, promoção pública e espírito de missão nacional. A competição desportiva como espaço de representação nacional. Relações entre o Estado e o movimento associativo desportivo: quadro de cooperação e apoio à alta competição. Políticas europeias. [6] Tendências do desporto tardomoderno.

 

Resolução no núcleo de treino desportivo das fichas de: (a) crescimento e maturação no jovem atleta; (b) prontidão e talento desportivo; (c) avaliação e controlo do treino, (d) desenvolvimento e aprendizagem motora em contexto desportivo; (e) fisiopatologia e técnicas de recuperação desportiva.

Docente(s) responsável(eis)

Hugo Miguel Borges Sarmento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Elaboração de uma recensão crítica temática: 100.0%

Bibliografia

[1]Dunning, E. (1992). A dinâmica do desporto moderno: notas sobre a luta pelos resultados e o significado social do desporto, in N Elias, A Busca da Excitação. Lisboa: Difel. (pp. 299–325);

[2]Northwaw, M. L. (1999). Testes Sociométricos. Lisboa: Livros Horizonte

[3] Hargreaves, J. (1986). Sport, Power and Culture. Oxford: Polity Press.

[4] Marivoet S (1997). Dinâmicas sociais nos envolvimentos desportivos, Sociologia Problemas e Práticas, 23: 101-13.

[5] Marivoet, S. (2002), Aspectos Sociológicos do Desporto (2). Lisboa: Liv. Horizonte.

[6] Coelho e Silva MJ, Malina RM (2004). Children and Youth in Organized Sports. Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press.

[7] Gonçalves CE, Cumming SP, Coelho e Silva MJ, Malina RM (2007). Sports and Education – Tribute to Martin Lee, Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press.

[8] Coelho e Silva MJ, António J Figueiredo, Marije Elferink-Gemser, Malina RM (2009). Youth Sports – participation, trainability and readiness. Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press.

[9] Coelho e Silva MJ, António J Figueiredo, Marije Elferink-Gemser, Malina RM (2010). Youth Sports – volume 2: growth, maturation and talent. Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press. 

[10] Coelho e Silva MJ, António J Figueiredo, Carlos Gonçalves (2006). Desporto de Jovens ou Jovens no Desporto? FCDEF e IDP / Coimbra University Press.

[11] Programa Nacional de Formação de Treinadores (2011). Referenciais de Formação Geral – Curso de Treinadores de Desporto (Grau I, II, III). Instituto de Desporto de Portugal.

[12] Programa Nacional de Formação de Treinadores (2011). Perfis Profissionais de Treinadores (Grau I, II, III e IV). Instituto de Desporto de Portugal.