Desporto de Opção I - Natação

Ano
2
Ano lectivo
2020-2021
Código
01008392
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Estudos Práticos - Natação. Domínio das técnicas de nado.

Métodos de Ensino

As sessões teóricas de caracter expositivo focado num tema principal. As sessões teórico práticas são relacionadas com o ensino e representação de modelos técnicos. Durante o semestre o estudante participará em sessões de observação de prática de ensino real supervisiondo incluindo 2 planos de aula cuja conceção e implementação seja da sua responsabilidade em ambiente de ensino real supervisionado.Estas tarefas deverão produzir relatório reflexivo.

Resultados de Aprendizagem

O programa da cadeira visa o aprofundamento dos pressupostos da intervenção profissional no domínio das atividades aquáticas, nomeadamente no ensino da Natação e no âmbito da Natação Desportiva.

No final do semestre os estudantes deverão :a) demonstrar elevada capacidade de interpretação de modelos técnicos de nado, reconhecendo os desvios, formulando estratégias adequadas à resolução do erro técnico ;b) conhecer e aplicar programas de ensino da natação a populações diversas.

Estágio(s)

Sim

Programa

O programa teórico inclui: análise e interpretação dos regulamentos da natação desportiva (FPN - FINA); fundamentos de hidrodinâmica e propulsão; análise das técnicas da natação desportiva numa perspetiva biomecânica; observação e avaliação das técnicas de nado; organização do ensino da natação e aplicação de um programa de natação para diferentes níveis; O programa teórico-prático pretende aumentar o reportório de referência para a intervenção no domínio da deteção de erros e seleção de estratégias de correção adequadas; utilização de instrumentos de observação técnica.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Manuel Pinto Lopes Rama

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

Maglischo, E. (2003). Swimming Fastest. The essential reference on technique, training, and program design: Human Kinetics.

Rama, L. (2007). Análise e Intervenção Técnica em Natação Pura Desportiva. Coimbra: FCDEF.UC. RamRama, Rama L., & Alves, F. (2006). Modelo de Formação Desporiva em Natação Pura. In M. C. e. Silva, C. E. Gonçalves & A. Figueiredo (Eds.), Desporto de Jovens ou Jovens no Desporto? (pp. 37-86). Coimbra: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

Rama, L., & Alves, F. (2007). Acompanhamento de Jovens Talentos em Natação Pura Desportiva. Boletim SPEF, 32, 43-64.

Borges, J. (2004). Planeamento e Gestão de Serviços aquáticos: Editorial Caminho.

Guzman, R. (1998). Swimming drills for every stroke: Human Kinetics.